Travessia: Lapinha x Rancho de Pedra (Frank) - Extrema

Photo ofTravessia: Lapinha x Rancho de Pedra (Frank) - Extrema Photo ofTravessia: Lapinha x Rancho de Pedra (Frank) - Extrema Photo ofTravessia: Lapinha x Rancho de Pedra (Frank) - Extrema

August 31, 2023
August 2023

near Lapinha da Serra, Minas Gerais (Brazil)

Experiência de uma pessoa sem experiência:

O trecho de Lapinha até a portaria é estradão bem tranquilo de fazer, de lindas paisagens.
- Não precisa pagar para atravessar para o Rancho/Extrema.
- Quando eu mencionar “pedalavel” considere que estava com alforje na bike, então estava bem pesada para alguns trechos e, alem disso, não tenho (ate esse passeio) experiência com terrenos muito acidentados.
Após passar a portaria, começa um trecho bem acidentado: pedra, areia e cascalho. A primeira vez pode parecer difícil mas depois de passar 06 vezes já nem descia da bike. A parte final até o ponto de apoio é pedalavel. Após o ponto de apoio o caminho segue pedalável até a entrada para a Bicame, após isso segue com outro trecho bem acidentado até a porteira no alto do morro. Passando a porteira, uma boa parte é pedalavel, aí chega na tal “matinha”. A “matinha” é um trecho de mata, acidentado (muita pedra solta) e bem íngreme: é descer da bike pra conseguir fazer sem acidentes.
Depois disso é só alegria!
Passando o Rio das Pedras, anda um pouquinho a estrada principal após a porteira e segue pela esquerda (parece uma estrada de quadriciclo) - atenção: tem uma trilha também à esquerda que é apenas um atalho e mais íngreme, se for por ela, sairá no mesmo local.
Pegando esse caminho que parece um triciclo, é só seguir por ele sempre: cruzará rio, e etc, e uma hora chega! Tem outros atalhos durante o percurso, se observarem o mapa, saem no mesmo lugar.
O Rancho de Pedra fica à direita, em um trecho de mata. Lindo lugar! Da pra assistir o nascer e por do sol do quintal.
La não tem serviço de comida, então leve o que for comer. Não tem Wi-Fi (mas o Daniel informou que o Frank colocará futuramente) mas tem energia e banho quente (tem toalha e cobertor).
Aproveite a estadia!

Contato Frank (estadia Rancho de Pedra): 31986095230
Precisa contatar com antecedência para avisar sobre a estadia pois nem sempre tem gente no Rancho e la não tem sinal de celular

PictographInformation point Altitude 4,186 ft

Gilson é muito simpático e sabe muito. Se precisar de informação, é com ele.

PictographMountain pass Altitude 4,347 ft

A tal da Matinha

Trecho bem acidentado e de pedras soltas

Photo ofRio das Pedras (NÃO TEM PONTE): PEGAR A ESQUERDA APÓS A PORTEIRA Photo ofRio das Pedras (NÃO TEM PONTE): PEGAR A ESQUERDA APÓS A PORTEIRA

Rio das Pedras (NÃO TEM PONTE): PEGAR A ESQUERDA APÓS A PORTEIRA

Cuidado: se chover muito no dia anterior ou for período de chuva, não da para passar. Infelizmente tivemos que tentar 2 dias pois no primeiro estava cheio e com correnteza. Foto1: Rio vazio foto 2: Rio cheio