Subida do ganesh + Qta do Mendes

August 21, 2022
August 2022

near Ataíde, Porto (Portugal)

Dificuldade física :média (1100 d+ no garmin)

Dificuldade técnica média (sobretudo pela descida depois da torre de vigia)

Saída de Vila.Meã até à estação da Livração onde apanhamos a a toga linha do comboio, que nos levará até à primeira dificuldade do trilho, por volta do km 16: a subida do ganesh, são cerca de 4km com 400D+, quase toda em paralelo, com uma pendente média de 10%, mas que na parte final, na parte em terra atinge os 25%.

Para relaxar da subida, de seguida temos a descida para Vila caiaz, passando pela igreja da Sra da Graça, mas a coisa não vai durar muito tempo. Ao km 22 a segunda dificuldade do dia, a subida da quinta do Mendes (qta da torre) com cerca de 2.5km com uma pendente média de 9%, que nos leva até à torre de vigia de banho/ Pidre.

Depois de tanto subir nada como descer, mas cuidado porque o trilho é acidentado e a partir de certa altura é cheio de pedra solta com inclinações acentuadas. Muito cuidado e desmontar a descer não é vergonha 😉

Chegados a pidre apanhamos a rápida descida de Sedão que nos leva até aos territórios do Mosteiro de Mancelos, daqui subimos ao ponto de água de mancelos, descemos a padrão e Vila Meã é logo a seguir.