Subida a Sta Cruz [Curto mas Bom :) ]

Photo ofSubida a Sta Cruz [Curto mas Bom :) ] Photo ofSubida a Sta Cruz [Curto mas Bom :) ] Photo ofSubida a Sta Cruz [Curto mas Bom :) ]

April 25, 2021
April 2021

near Ataíde, Porto (Portugal)

Trilho circular com partida e chegada em Vila Meã (Igreja de Ataíde)
Dificuldade Técnica: Baixa
Dificuldade Física : Média (não se fiem na altimetria :) )

Percurso:
Saída de Vila Meã em direção ao mosteiro de Mancelos, uns 6km por trilhos rurais para fazer o aquecimento.

Depois do Mosteiro vem a primeira hipótese de aquecer as pernas com a subida a Pidre.

Em pidre ligamos a Estrada de Alcatrão à estrade de paralelos por um trilho bem engraçado (e em alguns dias, como foi hoje, cheio de água).

Chegado à estrada d eparalelos descemos alguns metros até à Capela das Quintãs (penso que é assim que se chama) e voltamos ao que gostamos, ou seja terra.

Uns Km à frente voltamos a apanhar paralelos, esta parte serve para mentalizar para a subida que vamos apanhar, que nos vai levar lá ao alto, à capela de Sta Cruz.

Aqui tem um bom local para umas fotos e repor energias. Aproveitem e testem os travões que vão precisar para a descida até à Quinta da Torre (também conhecida pela quinta do mendes). Depois de uma subida de uns 20o ou 300 m no alcatrão, voltam a descer indo em direção a Vila Caiz. Descer mas tmabém subir, que depois do ribeiro poderão ter que encostar o queixo ao guiador.

Vila Caiz ao outeiro é um tiro e daqui até à Póvoa (?) é outro.
Muito cuidado ao atravessarem a linha do comboio.

Depois mais uma oportunidade de aquecer as pernas ao subirem em direção à Agrela.
Depois da subida vem a descida e atravessam a quinta junto ao Cmapo de Futebol de Castelões, depois é seguir até à Qta de Vila Nova e Qta d eÁgua Levada e entrarem nos trilhos da Devesa.

Quando derem por ela estão outra vez em Ataíde junto à Igreja.