Percurso azul 4 do Centro BTT de Sobrado/Valongo

Photo ofPercurso azul 4 do Centro BTT de Sobrado/Valongo Photo ofPercurso azul 4 do Centro BTT de Sobrado/Valongo Photo ofPercurso azul 4 do Centro BTT de Sobrado/Valongo

56 minutes
July 15, 2023
July 2023

near Sobrado, Porto (Portugal)

Percurso azul 4 do Centro BTT de Sobrado/Valongo

Seguimos na integra o percurso azul n° 4 do site Cycling Portugal do Centro BTT de Sobrado/Valongo.
O percurso tem início no Centro BTT de Sobrado/Valongo, que se situa no Pavilhão Municipal nº 2 de Sobrado no cruzamento da rua Deu La Deu Martins com a rua dos Desportos
O circuito deve ser efetuado no sentido contrário dos ponteiros do relógio, conforme indicações e sinaletica.
O percurso atravessa algumas poças de água que ultrapassamos sem dificuldades, com exceção de uma, sensivelmente a meio, que exigiu algum cuidado.

De início percorremos arruamentos da vila e após algumas centenas de metros iniciamos a subida por caminhos rurais antigos já muito degradados, com muita pedra solta e sulcos das marcas dos rodadas dos antigos carros de tração animal. A subida tem pendente moderada, com alguns troços mais inclinados. Esta primeira parte tem bastante sombra, à custa, principalmente de eucaliptos e algumas acácias.
Seguimos juntamente com o percurso vermelho nº 5, o qual vai nos acompanhar durante cerca de metade do caminho.
Ao atingir o ponto mais alto do nosso trilho, ao Km 3,2 entramos na EM 606 (estrada asfaltada que liga o nó da A 41 com Sobrado), viramos à esquerda em direção Oeste durante 300 metros e viramos novamente à esquerda por caminho em terra batida.
Passamos ao lado das instalações da Jerónimo Martins e a partir daqui o caminho melhora bastante, geralmente com o piso consolidado, exceto nas zonas de maior inclinação que se apresenta mais degrado, com bastante pedra solta.
Aqui apreciamos as panorâmicas quer a Norte, Leste e Oeste, com o oceano Atlântico ao fundo.
Ao Km 6,35 seguimos em frente esquerda e abandonamos o caminho vermelho que vira à direita.
Ao Km 7,3 e durante 300 ou 400 metros o trilho apresenta subida com inclinação acentuada.
Ao Km 7,8 juntamo-nos com o percurso vermelho nº3 que nos irá acompanhar durante 2500 metros.
Km 12,5 e quase a terminar temos uma subida algo exigente, bastante estreita, inclinada e com muro alto do lado esquerdo.

Boas pedaladas

Classificação de níveis de dificuldade de BTT - Centro BTT de Valongo/Cycling Portugal

FÁCIL Piso rolante, rijo ou asfaltado e largo.
Praticamente plano (declives inferiores a 10% com média inferior a 5%, sem obstáculos).
Cor verde

MODERADO Com pequenos obstáculos (altura <0,2m) e poucas passagens técnicas e carreiros (declives inferiores a15% com média inferior a 10%; piso firme ou estável).
Cor azul

DIFÍCIL Com diversos obstáculos, drops (altura ‹ 0,5 mts), passagens técnicas e subidas desafiantes (declives máximos > 15% com media inferior a 15%, piso muito variável).
Precisa de bom controlo de técnicas BTT e bicicletas de qualidade.
Cor vermelha

MUITO DIFÍCIL Bastante técnico com obstáculos grandes (altura › 0,5 ml e não evitáveis, e grandes subidas (declives máximos > 20%, piso imprevisível). Só para praticantes com bastante experiência e elevada preparação, com bicicletas de qualidade.
Cor preta

Fim de estrada calcetada

Em frente

Frente direita

Cruzamento com EM 606. Vira esq

Instalações Jerónimo Martins

Panorâmicas

Photo ofFrente esquerda. Caminho vermelho segue para a direita Photo ofFrente esquerda. Caminho vermelho segue para a direita Photo ofFrente esquerda. Caminho vermelho segue para a direita

Frente esquerda. Caminho vermelho segue para a direita

Pormenor do caminho

Frente. O percurso vermelho vai pra direita

Esquerda

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Aug 3, 2023

Muy bonita circular con las bicis. Espero que el calor os haya respetado.
    Un fuerte abrazo amigo

STrilhos Aug 3, 2023

Obrigado californiagymsama pelo comentário e avaliação. Tivemos sorte que não estava muito calor .
    Um forte abraço companheiro

• Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Aug 6, 2023

Good time my friend 🙋 It's beautiful 😍

STrilhos Aug 6, 2023

Thanks for your support my friend

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Oct 12, 2023

Bonita circular con bici disfrutando del aire y de las vistas. Yo era un forofo de la bici. Ahora puede más el andar. Un abrazo

STrilhos Oct 13, 2023

Olá Emílio
    Muito obrigado pelo teu amável comentário e avaliação. Eu também gosto muito de percorrer as montanhas quer a pé quer de bicicleta.
    Um abraço amigo

• tozpf Oct 18, 2023

Fantástico! Obrigado!

STrilhos Oct 18, 2023

Olá Tozpf
    Alegra-me que tenha gostado.
    Obrigado pelo comentário e avaliação
    Boas pedaladas

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Wow! ¡Qué aventura increíble la que vivió mi amigo STrilhos en el Percurso Azul 4 del Centro BTT de Sobrado/Valongo! Las fotos transmiten pura emoción y belleza natural. La ruta parece perfecta para los amantes del ciclismo y la naturaleza. ¡Definitivamente, la próxima vez que esté por allí, seguiré sus pedales! 🚵‍♂️🌳 #AventuraBTT #ExplorandoValongo

STrilhos Dec 13, 2023

Olá Jorditons
    Realmente as Serras de Valongo e Sobrado tem excelentes trilhos para a prática de BTT.
    Muito obrigado pelo comentário e avaliação