Sintra # 3 - Da Serra à Praia

June 10, 2013
June 2013

near Penha Longa, Lisboa (Portugal)

Desta vez um percurso misto , um bocado fora do verde da Serra , que passa pelas planícies , praias e falésias da zona.
Começámos na Lagoa Azul , e como não conhecia bem o caminho foi logo a tentar inventar um, mas sem bom resultado . Por isso aconselho a seguir logo pela estrada de alcatrão até a ponte amarela e ai começar a orientar-se pelo track. Dai em diante é a habitual subida que nunca mais acaba e que faz sempre questão de dar as boas vindas à estas passagens, seguida de muitos e bons kms pelas paisagens verdes e frescas , ora subidas ora descidas , nada doutro mundo.
Logo que passamos pela encosta sul da Peninha , as coisas tornam-se diferentes. De salientar a descida em direcçao ao mar , repleta de pedras e inclinada o suficiente para por à prova a suspensão, os travões e é preciso cuidado para não deslizarmos. A viagem continua pelas planícies com boas vistas sobre o mar e as praias , alguns troços com pedras (ou pedregulhos) que podem exigir alguma dificuldade técnica. Estes caminhos levam-nos a passar pela zona das falésias , onde vale a pena uma paragem para apreciar as paisagens , e a seguir chegamos à paria do Abano e ao respectivo forte. Aqui uma pausa para comer , mas não no restaurante da zona porque a volta era propicia a um bitoque mas não havia :) A partir daqui é o regresso à base, por caminhos não muito típicos de Sintra, com planícies , caminhos estranhos a passar por algumas casas e hortas , uma subida cheia de pedras que não se faz em cima da bike , depois mais um cheirinho do verde da serra que já fazia saudades ( na zona da igreja/mina ) e finalmente viemos dar à estrada da lagoa azul. O bocado que faltava até o carro não foi muito simpatico, cerca de 2 km a subir e já com o 40 e tal kms em cima. Foi um dia variado , divertido e mais cansativo que o habitual.

NOTA : do km 9 ao 12.2 há uma grande "salganhada" porque andei a procura de uma pessoa perdida, mas basta ir do 9 ao 12.2 pelo caminho mais directo , não pela estrada de alcatrão mas pelo trilho verde.

PictographLake Altitude 624 ft

PictographRuins Altitude 357 ft

• Photo of migueljackass
    migueljackass Jul 31, 2013

Pessoa perdida? tu e ke te perdeste a ti proprio =)