Serra da Canastra: Circuito São João x Fundão

Photo ofSerra da Canastra: Circuito São João x Fundão Photo ofSerra da Canastra: Circuito São João x Fundão Photo ofSerra da Canastra: Circuito São João x Fundão

June 18, 2023
June 2023

near São João Batista da Serra da Canastra, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto de bicicleta pelo PN Serra da Canastra e arredores, tendo como base o vilarejo de São João Batista.

COMO CHEGAR:
São João Batista é um vilarejo do município de São Roque de Minas, vizinho ao Parque Nacional da Serra do Canastra. Todos os acessos ao vilarejo são por estradas de terra, em diferentes condições de manutenção. O vilarejo dista 48km de São Roque (acesso via Parque Nacional) ou 55km (acesso por fora do parque).

Para mais informações sobre como chegar a São João Batista, utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida", disponível na versão web do Wikiloc. Utilize os apps de navegação com atenção, podem ser indicados trajetos não acessíveis para veículos automores ou trajetos com restrições.

A TRILHA:
O trajeto sai de São João tomando a estradinha no rumo norte, sentindo Tapira. Logo na primeira subida deixo o estradão para tomar uma estradinha que segue à direita, beirando uns eucaliptos. Por um relevo suave a estradinha segue perdendo elevação até a passagem pelo Córrego Lava-pés. Após um breve aclive mais uma descida acentuada até a passagem pela ponte do Rio Santo Antônio.

Depois do rio tem início uma subida mais acentuada pelo estradão. A frente ignoramos a continuação do estradão pela esquerda e seguimos pela direita, por uma antiga estradinha já em desuso. A partir desse ponto tem início o single track que termina somente no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra.

A antiga estradinha leva até um curral, predominando um leve declive com o trilho margeado por capim. Após o curral tem início uma descida mais forte, o trilho principal se perde, mas é possível reencontrá-lo mais abaixo, uma diversidade de trilhas paralelas descem pelo terreno até a passagem por um afluente do Rio Santo Antônio.

Após a passagem pelo riacho tem início uma forte subida em single track. Nos primeiros metros é difícil seguir pedalando, porém após a primeira rampa é possível seguir montado. Adiante a trilha chega a uma cerca e segue margeando por ela até interceptar a estradinha que vem do chapadão da Serra da Canastra.

Na estradinha é preciso enfrentar um forte e longo declive até outro pequeno afluente do Rio Santo Antônio, após a ponte a estradinha segue em relevo suave até a antiga sede da Fazenda Fundão. Depois da casa tem início um outro single track que leva as proximidades da cachoeira. De bicicleta é possível seguir até o ponto "trilha a pé", onde começa um trecho bem irregular pelas rochas. São cerca de 400 metros de caminhada até o poço da cachoeira do Fundão.

O retorno é pelo mesmo caminho da ida até o ponto em que se chega à estradinha do parque. Aqui, em vez de entrar no single track, sigo subindo pela estradinha até o topo do chapadão da Serra da Canastra. São aproximadamente 400 metros de ganho de elevação em pouco mais de 4km de estrada, em um trecho sem sombreamento e sem água.

Após os 1.300m de elevação o relevo se torna mais suave, a estradinha vai margeando a cabeceira do córrego Mata-cavalo até interceptar a estrada principal do parque, que liga a portaria de São Roque à de Sacramento. Depois de passar pelo ponto culminante do circuito tem início um longo declive que termina somente no vilarejo de São João, sendo aproximadamente 6km de descida. Quase no final da descida é preciso passar pela portaria do Parque Nacional da Serra da Canastra, seguindo por mais algumas centenas de metros até o vilarejo.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade moderada, com aclives e declives acentuados, além de single tracks com diversas irregularidades e relevo acidentado;

- Acho mais proveitoso realizar o percurso no sentido horário, como o proposto. Assim os trechos técnicos são feitos na ida e o pedal termina em um longo declive. No entanto, o Parque Nacional não permite a entrada por fora das quatro portarias já estabelecidas. Por outro lado, os funcionários não criam muito caso quando fazem o controle de uma pessoa que está saindo da unidade. Diante disso, existem algumas opções: pedir autorização para o parque; ao sair, falar que entrou por outra portaria, como Sacramento ou São Roque; realizar no sentido anti-horário, entrando normalmente pela unidade e saindo pelo single track;

- Poucos trechos sombreados ao longo do percurso, proteja-se!

- Alguns pontos de água ao longo da rota, com exceção do trecho pelo alto do chapadão;

- Não há qualquer ponto de apoio ao longo da rota. Sinal de telefone celular nos trechos onde há cobertura da antena localizada em São João Batista;

- Você passará por trechos do Parque Nacional da Serra da Canastra. LEVE SEU LIXO DE VOLTA! NÃO FAÇA FOGUEIRAS!