São Sebastião - Praia Jabaquara

January 4, 2022
January 2022

near São Francisco da Praia, São Paulo (Brazil)

Saindo de São Sebastião e indo em direção ao centro histórico de Ilha Bela é possível fazer praticamente todo o percurso em ciclovia costeando o mar e altimetria praticamente zero. Um ótimo pedal para quem quiser evitar atravessar de carro. A partir do centro histórico, a via passa a ser a mesma dos carros e começam as subidas, mas o movimento não é muito intenso e há algum espaço para os carros ultrapassarem sem incomodar os ciclistas que já têm algum costume. Mais à frente, depois da praia do Sino, o calçamento é feito com bloquetes e, faltando uns 4 km para a Praia, começa a estrada de cascalho e algumas subidas mais incômodas para quem não está acostumado. Até esse trecho, qualquer bicicleta deve servir, mas, para essa parte final, recomendo uma MTB com bons freios e pneus idem. Pouco antes da chegada na praia há uma barraquinha com caldo de cana. A chegada à praia é pela entrada de um estacionamento. Essa rota é bem mais tranquila em termos de trânsito do que ir para o sul da ilha, onde a estrada é mais estreita e movimentada.

• Photo of paulaoamericana
    paulaoamericana Aug 28, 2023

bom dia theo me passa mais informação da trilha se puder , o que seria uma subida incomoda rsrsrsr e quanto de subida"incomoda" obrigado

• Photo of mestretheo
    mestretheo Aug 28, 2023

Oi, @paulaoamericana, bom dia! A subida não é radical nem nada, acho que a outra trilha, pra Castelhanos, é pior. Eu chamei de 'incômoda' mais pelo contraste com o resto do caminho, que é bem plano e em piso asfaltado e faz
    parecer que o trecho é mais difícil do que realmente é.