Rota dos Castelos (Lisboa - Torres Vedras) V2.0

Photo ofRota dos Castelos (Lisboa - Torres Vedras) V2.0 Photo ofRota dos Castelos (Lisboa - Torres Vedras) V2.0 Photo ofRota dos Castelos (Lisboa - Torres Vedras) V2.0

April 25, 2014
April 2014

near Damaia, Lisboa (Portugal)

Desde há muito projectado, estava o regresso a este traçado, que foi uma das minhas primeiras marcações, e que me deu muito gozo, mas também muito trabalho. Falo da rota dos castelos; http://nezclinas.blogspot.pt/search/label/Rota%20dos%20Castelos
À qual, e durante o ano de 2009, fiz prospecção e marquei, e que se estende, em etapas (são cerca de 450 km's), desde a Sé, e Castelo de Lisboa, até à Sé do Porto, usando cerca de 10 Castelos, e pontos de assinalável interesse histórico, do nosso país.
Na altura, tal projecto, maioritariamente em BTT, além de ser uma ligação entre essas duas cidades tão importantes, serviu (pelo menos foi esse o intuito), como alternativa à progressão dos Caminhos de Santiago, que habitualmente são usados entre as zonas referidas, aproveitando para fazer a ponte entre algumas povoações menos exploradas e dando a conhecer "in loco" os tais ex-libris do património Português.

Depois de passados cinco anos, sem que tivesse retomado tais Caminhos, era chegada a altura de voltar aos trilhos, na perspectiva de os relembrar e de "provar" que ainda estavam possíveis. Foi assim que hoje me fiz à "Rota" para fazer a Ligação entre Lisboa (Via Damaia e Pontinha) e Torres Vedras, traçado por mim proposto como primeira etapa desta "empreitada". São Mais de 65 quilómetros de muito BTT, bastante duros, como é apanágio da zona Oeste. Com quase 1800 mt de a.a., só exequíveis fora da época das chuvas.

Pela companhia e sabedoria do companheiro do pedal; - Jabas, foi possível rever e melhorar alguns pequenos traçados, tornando ainda melhor este projecto, que depois de revisto na sua totalidade, fará parte dos meus programas de contínua exploração deste país, que quanto mais descubro e pedalo, mais aprecio.

Para breve (espero), ficarão as outras etapas mais a norte...

Campo Pequeno

Pensao 1 Maio

18-DEZ-08 17:05:36

• Rui Faustino Apr 30, 2014

Parabéns pelos tracks que partilha com todos nós. Fica o meu agradecimento.

• Photo of nés
    nés Apr 30, 2014

Boas Rui Faustino,
    Não tem nada que agradecer. Faço-o com todo gosto...
    Cumprimentos e boas pedaladas.

• Photo of tiagomcsj
    tiagomcsj Sep 26, 2020

Estava a pensar fazer este caminho agora no início de Outubro, mas fiquei com algum receio da nota "só exequíveis fora da época das chuvas". Quer isto dizer que em dias de chuva no inicio do outono não é possível fazer ou é desaconselhado no pico do inverno? Aproveito para questionar se ainda continua ciclável o caminho?
    Obrigado pela partilha

• Photo of nés
    nés Sep 27, 2020

Boas tiago.... já não faço este track há muito tempo. Talvez há dez anos mesmo.... não consigo prever as condições actuais. Algumas partes passam em terrenos agrícolas ... para arriscar terá que ser com muita tolerância e vontade de improvisar.... na certa, e pela experiência que vou tendo.