Rota do Ferro (Sabará-Caeté-Barão de Cocais-Santa Bárbara)

August 8, 2021
August 2021

near Alto Cabral, Minas Gerais (Brazil)

Rota do Ferro completa.
Saímos do centro de Sabará em direção à Santa Bárbara.
Pedal foi feito em grupo, ritmo de passeio, com muitas paradas, por isso foi gasto um tempo maior. Mas a rota toda dá para ser feita mais rápida.
Paramos em Caeté, Rancho Novo, Barão de Cocais e finalmente em Santa Bárbara.
Sobre o percurso:
Caeté-Sabará: 20 km de "falso plano", paisagens lindas, estradão ótimo para pedalar, com muitas árvores e sombra. Passamos por 2 pontes e 1 túnel.
Sabará-Rancho Novo: mais 20 km de "falso plano", quase não se percebe a subida. No início temos um trecho com muita pedra solta, o que torna o pedal difícil, mas é um trecho pequeno. Depois voltamos pro estradão com paisagens exuberantes e muita sombra.
Rancho Novo-Barão de Cocais: inicia-se a descida e logo chegamos na parte do single. Para muitos é o melhor trecho, onde pegamos uma trilha estreita, só passa uma bike por vez, mas realmente é lindo, dentro da mata. No caminho tem mirantes e passamos ao lado da linha de trem. O lado ruim é que boa parte é feita sob cascalho, o que exige maior atenção. Depois do single, um longo trecho de estrada de terra, onde aproveitamos para ganhar velocidade já que é descida.
Barão de Cocais-Santa Bárbara: pra mim foi o pior trecho, é perto porém quase 100% do caminho é sob cascalho, dificultando o pedal e reduzindo a velocidade. Mas vale a pena, a sensação ao chegar na estação Santa Bárbara é gratificante!