Rota BTT-Povoação-Rio Corgo

June 25, 2020
June 2020

•   3.3 1 review

near Vila Real, Vila Real (Portugal)

Início e fim de track na Avenida Carvalho Araújo.
Subida para o aeródromo via Utad/Vila Nova, seguindo depois em direção à Portela. Caminhos rurais até Mosteirô para passar na rua "mais pequena do mundo"
Daqui seguimos para a descida acentuada da Quinta da Telheira junto ao viaduto da A24.
Seguir pelo estradão lateral da auto estrada a que chamo via panorámica até ao fim da aldeia de Nogueira onde vão virar à direita para iniciar o single track completo do Mileu, que é o caminho antigo de Nogueira para a Ermida e Povoação. Se a parte inicial é super rápida, a parte final é muito inclinada e técnica. Aqui é mesmo para bravos, espero ver provas de alguns.
Entrada na aldeia de Povoação e escadas em direção à capela e mais escadas a seguir, sei que existe muita gente que gosta por isso ai estão elas. De seguida cruzam a linha e vão entrar em mais um Single Track, caminho do Rio para atravessar o Corgo. Vão ser obrigados a desmontar junto ao antigo moinho, muito cuidado aqui com a bike às costas para não se desiquilibrarem. Passam pelo túnel criado pelas árvores e chegam à ponte. Depois da ponte viram à direita e podem montar de novo até chegarem a uma vinha. Aqui 20 metros outra vez com a burra às costas, sobem a escadaria até apanharem de novo estradão.
Tudo de novo ciclável até entrarem na linha para o regresso até Vila Real.
Neste percurso só vão apanhar o que está neste vídeo a partir do minuto 1:48

Em dias de chuva ou com o terreno molhado a descida para a aldeia da Povoação e depois até ao rio corgo fica muito perigosa pois o xisto não oferece aderência nenhuma.

• Photo of J Jorge
    J Jorge Jun 5, 2022

Trajecto com paisagens lindíssimas.
    Algumas descidas são perigosas mas valem pela emoção 😊