Rio da Prata via IFMa/ Trilhas das Torres

-95 ft
January 15, 2017
January 2017

near Vila Isabel Cafeteira, Maranhão (Brazil)

Rio da Prata via IFMa/ Trilhas das Torres

• Photo of Abilio Costa
    Abilio Costa Jan 17, 2017

O ponto de partida para quase todas as nossas trilhas é a Praça do Rodão na Cohab, em São Luís do Maranhão (situa-se em frente a Igreja Católica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Logo depois partimos pedalando pela Av. Jerônimo de Albuquerque, Av. Guajajaras até chegarmos a Br 135. Continuando nosso pedal chegamos até a Vila Itamar, onde nos dirigimos a Trilha 02(fica situada depois da Trilha 01 ou trilha do lixão como é mais conhecida) onde adentramos ao Parque Estadual do Bacanga, e pedalamos até a Represa do Batatã. Chegando na represa, pedalamos pela Trilha 03, que nos conduziu até a Trilha 04, ou seja a trilha que margeia a via Férrea Transnordestina. Pedalaremos por está via até a Comunidade da Vila Esperança, onde deixamos está via e entramos na Trilha 05 ou Trilha do IFMa que nos conduziu até o Rio da Prata que é o nosso objetivo. A nossa volta poderia ter sido realizada retornando-se pelo caminho da vinda, porém resolvemos radicalizar um pouco mais e voltamos pedalando pela Trilha 06, também conhecida como Trilha das Torres, que possui um grau de dificuldade razoável e não recomendamos a ciclistas iniciantes. Agora o nosso objetivo é chegarmos a comunidade do Maracanã, onde paramos para um rápido lanche e prosseguimos pela Trilha 04 para chegarmos a Vila Esperança e de lá pedalarmos até a Represa do Batatã de onde prosseguiríamos pela Trilha 02 até a Vila Itamar, de lá seguimos pela Br 135 no sentido Av. Guajajaras, Av. Jerônimo de Albuquerque e finalizamos o nosso pedal onde iniciamos, ou seja, na Praça do Rodão na Cohab, em São Luís do Maranhão.

Não recomendamos que façam este percurso com poucas pessoas, O Parque Estadual do Bacanga é muito extenso e tem pouquíssima segurança por parte das autoridades competentes.