Rebas-Buritis

November 27, 2014
February 2010

near Santa Maria, Goiás (Brazil)

A trilha será realizada a partir do restaurante Solar da Águia, propriedade voltada ao turismo Rural e é cobrada taxa para ingresso em suas dependências para utilizar a infraestrutura do local, que possui estacionamento, piscina, cachoeira, trilha para caminhada, além de restaurante. O local é bem bacana pessoal, segue o link: www.solardaaguia.com.br. Pagamento somente em dinheiro.

O Buriti, uma espécie de palmeira, é usado para tudo que se possa imaginar. Com sua palha são feitas coberturas de casas. Sua seiva é utilizada como matéria-prima de um delicioso vinho. A madeira pode ser usada em construções rurais, enquanto o tronco inteiro é empregado na construção de calhas. Seu fruto serve para a fabricação de doces. Nele existe uma polpa da qual é extraído um óleo comestível, rico em vitamina A.

Na língua indígena Buriti significa “árvore da vida”. Os índios consideravam essa árvore capaz de fornecer tudo aquilo que era necessário para se viver, da madeira para a construção de uma casa e de móveis e objetos à alimentação.

O Buriti é encontrado isoladamente ou em grupos e exige grande quantidade de água. Daí vem a dica: se há Buritis por perto, com certeza há muita água e alimento, já que o Buriti dá muitos frutos, chegando a produzir cerca de 3 toneladas de cocos que servem de alimento para diversos animais.

Fontes e outras informações sobre Buriti:
campodasideias.blogspot.com.
www.biologo.com.br/plantas/cerrado/buriti.html.
www.ispn.org.br/o-buriti-a-palmeira-de-mil-e-uma-utilidades.

A região da trilha Buritis, ao Sul do Distrito Federal e nas proximidades da área Alfa da Marinha Brasileira, apresenta vegetação nativa do Cerrado, em meio a trechos de plantações e pastagens. Como em muitas outras trilhas do DF, a presença da palmeira Buriti é percebida com freqüência e por isso dá nome à trilha.

Tem 21,2 km de extensão, com a maior parte do percurso por estradas de terra. Até o km 13 predominam as descidas que, apesar de não apresentarem grande inclinação, exigem atenção do mountain biker no controle de velocidade. A partir do km 13,5 uma subida mais acentuada, com cerca de 3 km e terreno com rochas e cascalho, exige maior técnica e esforço.

Como citado, onde tem buriti tem água. No km 13 há um rio de água limpa e transparente que proporciona bom ponto para descanso e banho. Um pouco mais adiante há outro rio com uma pequena cachoeira. É atração opcional e para chegar até ela deve-se seguir em frente no km 13,60, ponto 18 da PNR, por cerca de 400 metros, retornando em seguida. No km 16,9 há uma engarrafadora de água mineral, com bica de água na área externa.

Muitas áreas do percurso possuem vegetação preservada e os ciclistas devem adotar postura para manter toda a trilha assim: guardar todo o lixo produzido e descartá-lo em locais adequados; evitar passar fora dos single tracks ou sobre plantas.

Cachoeira

17 Frente

• Photo of pedrohernandes
    pedrohernandes Jan 23, 2017

Trilha boa para quem já possui um preparo físico básico. Possui passagens com areia solta, descidas - algumas com costelas de vaca - e uma subida pesada no final.

• Photo of MAURO CASTRO
    MAURO CASTRO Nov 27, 2017

A subida é pedreira. Literalmente. O caminho se confunde com a formação rochosa local. Subida com pequenas formações que parecem degraus. Exige bom preparo e uma boa bike. Por outro lado, se não conseguir subir pedalando vale empurrar a bike e apreciar a vista. Muito linda. Não perca a cachoeira - local para respirar antes da subida.

• Photo of Igor Chiamulera
    Igor Chiamulera Feb 4, 2020

Bem tranquila no início. Interessantíssima por ser possível acessar um banho de cachoeira antes das subidas a partir do Km 13.
    As subidas são ótimas pra treinar.

• Photo of Reinaldo Azevedo
    Reinaldo Azevedo Mar 24, 2022

Várias subidas em um cenário muito bonito. Não indico para iniciantes.