Ramal de Rio Maior (e voltar)

6 hours
November 12, 2019
November 2019

near Vale de Santarém, Santarém (Portugal)

Track de uma viagem a dois pelo antigo ramal de comboio entre a Linha do Norte (em Vale de Santarém) e a cidade de Rio Maior.
O início do percurso não pode ser feito pelo ramal devido ao excesso de mato (silvas e canas) e por isso apenas acedemos ao ramal propriamente dito depois de subirmos até à Póvoa da Isenta. Aqui, várias soluções de trilhos para descer para o ramal.
O restante percurso é bastante perfilado com a exceção duma bifurcação ao (aprox.) quilometro 14 onde se deverá tomar o single track à esquerda. Este single é o único segmento que pode apresentar alguma dificuldade a quem tenha pouca experiência mas faz-se muito bem.
Fizemos este percurso após chuvas e por isso encontrámos muitas secções bastante enlameadas e que custaram um pouco a passar.
Muito do trilho serve de acesso local a propriedades agrícolas (tratores e pickups lavram ainda mais as lamas).
Com o terreno pesado e com o (dominante) vento de norte, o percurso pode ser mais cansativo do que os seus 32 km sugerem (agravado que para Rio Maior a pendente é sempre a subir, ligeiramente).

• Daniel Graca Oct 31, 2022

Bom dia, Paulo! Ando com muita curiosidade neste trilho, mas pretendo continuar até Aljubarrota. Sabe se ainda está circulável? Obrigado. Abraço

• Photo of Paulo Valdivieso
    Paulo Valdivieso Nov 2, 2022

Bom dia Daniel,

Que saiba, este trilho no antigo ramal da CP termina em Rio Maior. Eu fiz este trilho há já algum tempo mas assumo que permaneça utilizável na medida em que era bastante utilizado e não tinha zonas complicadas.
    Boa sorte!

• Daniel Graca Nov 2, 2022

Boa tarde, Paulo. Sim, o ramal termina em Rio Maior, mas como depois eu quero continuar, não quero correr o risco de andar às voltas à procura do caminho. 😁 obrigado! Bem haja