Porto - Santiago Compostela, pela costa + variante espiritual

September 5, 2019
June 2019

near Brás Oleiro, Porto (Portugal)

Caminhos de Santiago de Compostela desde o Porto (saí de Rio Tinto - Gondomar).
Segui pela Costa em direcção a Caminha onde apanhei o ferry das 16:40 para A Guarda, fiquei a pernoitar no albergue público de A guarda onde paguei 5€, fiz 122km. No dia seguinte fiz 96km de A Aguarda até Pontevedra, a travessia de Vigo é para esquecer (já sabia mas fui confirmar), não há sinalização, optei por seguir pela marginal junto ao rio e segui a estrada até Redondela onde apanhei o caminho central, em Pontevedra fiquei em hotel 35€ porque o albergue publico estava cheio, assim como três ou quatro hostel que procurei. No terceiro dia, fiz Pontevedra - Faramello 98 km, à saída de Pontevedra segui pela esquerda pela variante espiritual (é espectacular), já tinha feito a pé e após vilanova de arousa fiz a travessia de barco, mas de bike fiz vilanova - pontecessures pelos caminhos e são igualmente espectaculares, maioritariamente em passadiços e trilhos que acompanham o rio, fiquei a dormir no albergue do Faramello A calabasa del peregrino, paguei 12€, ao jantar comi um caldo galego divinal. no dia seguinte fiz os últimos 14 km até Santiago, onde cheguei cedinho, curti a chegada e fui buscar a compostela (mais uma), fui tomar uma banhoca ao albergue Mundo Albergue a 150 metros da praça do obradoiro, onde te deixam guardar a bike e os alforges o tempo que quiseres, paguei 5€ pelo banho (e guarita da bike e alforges), almocei espectacularmente bem no restaurante Manolo, que fica à saída da catedral pelo caminho francês, pagas 10€ (1º prato entradas, 2º prato comida, sobremesa e 1,5 lt água). A seguir comboio Santiago - Vigo e novamente comboio (tren Celta) Vigo - Campanhã.