PN Serra do Gandarela: Mingu - Morro do Careca - Nova Borbolight - Viana

Photo ofPN Serra do Gandarela: Mingu - Morro do Careca - Nova Borbolight - Viana Photo ofPN Serra do Gandarela: Mingu - Morro do Careca - Nova Borbolight - Viana Photo ofPN Serra do Gandarela: Mingu - Morro do Careca - Nova Borbolight - Viana

August 16, 2023
August 2023

near Rio Acima, Minas Gerais (Brazil)

Circuito realizado em MTB, subindo pelo Mingu e descendo pelo Viana.

COMO CHEGAR:
A trilha tem início no centro urbano de Rio Acima, próximo ao posto policial. O carro pode ser deixado em uma área de estacionamento na rua do posto ou ao redor da Igreja da Matriz.

Rio Acima é um pequeno município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, dista, aproximadamente, 37km da capital, acesso feito por rodovia estadual. Para mais informações sobre como chegar utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida", disponível na versão web do Wikiloc. O Google Maps conduz perfeitamente ao ponto inicial.

A TRILHA:

Saindo dos arredores da Praça da Matriz, o início do pedal é subindo pelas ruas asfaltadas do bairro do Rosário. Após 1.200 metros pelas ruas asfaltadas tem início o trecho de terra que leva ao Mingu. São aproximadamente 7,5km até o fim da primeira subida, onde tem início a descida para o Córrego Mingu. A subida tem poucos trechos mais inclinados e é feita por uma estradinha bem sombreada.

Após a bifurcação que leva à cachoeira do Mingu começa uma descida rápida e há um portão de controle, impedindo a passagem de veículos automotores no local. Chegando ao córrego Mingu a estradinha é bem precária, com diversos afloramentos rochosos, tornando o pedal mais técnico neste ponto.

A ponte sobre o Córrego Mingu recebeu tábuas por cima das longarinas e agora é possível passar por ela pedalando. Após a ponte tem início uma subida bem técnica até o Morro do Careca. A subida alterna single tracks com uma estradinha bem precária e diversos obstáculos.

Até o Morro do Careca é uma subida de maior inclinação, após o Morro o terreno se torna mais suave, predominando falsos planos e subidas leves até o início da Nova Borbolight. A Nova Borbolight é um single track que evita o mergulho e um rock garden bem pesado da "velha" Borbolight. Neste caso, a trilha fica com menor altimetria em relação ao traçado tradicional.

Próximo ao final da nova Borbolight há uma subida mais pesada em rock garden, bem difícil de pedalar em alguns pontos. O rock garden desemboca em uma trilha nos campos do alto da serra e, logo seguida, em uma estradinha. Logo tem início a longo descida até Rio Acima.

A parte inicial da descida é feita por estradinhas até a cachoeira do Viana. Após o Viana tem um trecho bem técnico em ligeiro declive até a voçoroca. Trata-se de uma antiga estradinha, há muito abandonada, com diversos pedregulhos. Chegando à voçoroca há um forte mergulho para desviar da grande cratera, a seguir a trilha desemboca em uma estradinha estreita, mas com piso regular.

A estradinha vai zigue-zagueando pela serra até sair na Fábrica de Tinga Morgan, de lá seguindo por asfalto até o ponto inicial, fechando o circuito.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade moderada. Grande parte do trajeto é por estradinhas, às vezes em condições precárias de manutenção, mas há trechos em single track, rock garden, aclives e declives acentuados;

- Acho mais proveitoso realizar o percurso no sentido proposto, tendo em vista que, no sentido inverso, a subida pelo Viana seria bem mais técnica e desgastante;

- Alguns trechos sombreados ao longo do circuito;

- Ponto de água no Córrego do Mingu, ainda no início do circuito;

- Restaurante da Cristina localizado no KM 21.5, próximo ao ponto "Escolinha", possível ponto de apoio ao longo do percurso;

- Sinal de telefonia móvel em alguns trechos do circuito.