Activity

PN Serra da Canastra: Volta da Serra do Rolador

Download

Trail photos

Photo ofPN Serra da Canastra: Volta da Serra do Rolador Photo ofPN Serra da Canastra: Volta da Serra do Rolador Photo ofPN Serra da Canastra: Volta da Serra do Rolador

Author

Trail stats

Distance
27.89 mi
Elevation gain
4,249 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
4,249 ft
Max elevation
4,698 ft
TrailRank 
49
Min elevation
4,698 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 35 minutes
Coordinates
2826
Uploaded
April 14, 2024
Recorded
April 2024
Be the first to clap
Share

near São José do Barreiro, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 28 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPN Serra da Canastra: Volta da Serra do Rolador Photo ofPN Serra da Canastra: Volta da Serra do Rolador Photo ofPN Serra da Canastra: Volta da Serra do Rolador

Itinerary description

Circuito pela Serra do Rolador e Chapadão da Babilônia, com saída e chegada do distrito de São José do Barreiro (São Roque de Minas).

COMO CHEGAR:
São José do Barreiro é um vilarejo pertencente ao município de São Roque de Minas, distando 41km da sede municipal. O acesso mais usual é pela cidade de Vargem Bonita, que está a 14km de distância da vila, sendo este acesso feito por estrada de terra em boas condições, acessíveis a qualquer tipo de veículo.

Para mais informações sobre como chegar a São José do Barreiro utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida", disponível na versão web do Wikiloc.

O CIRCUITO:
Começa saindo de São José do Barreiro pelo rumo sul, seguindo a estrada do Rolador. Após uma rápida subida, tem início uma boa descida que termina na ponte de madeira sobre o Córrego do Brejinho. A partir deste ponto é uma subida praticamente ininterrupta até a chegada ao chapadão, já nos pontos mais elevados da Serra do Rolador.

São aproximadamente 5km de subida, alternando trechos mais ou menos inclinados. Em abril/24 a subida estava 99% pedalável. Apenas no trecho que antecede a chegada ao chapadão foi preciso empurrar, tendo em vista que a chuva lavou a estrada, deixando somente rochas e pedras soltas. O empurra-bike, no entanto, não passa de algumas dezenas de metros.

Logo que o terreno estabiliza é possível voltar a pedalar. Aqui se inicia o trecho pelo Chapadão da Babilônia, que se estende por mais de 23km, até o Morro do Carvão. Atenção com as várias bifurcações, principalmente no trecho inicial pelo chapadão. Alguns single tracks e double tracks até a 2ª porteira, onde a estradinha do Rolador fica com mais cara de estradinha.

Próximo ao KM20 saímos da estradinha do Rolador e entramos na estradinha Serra Branca-Morro do Carvão. No KM25 ignorar a sequência da estradinha do Cemitério e descer à direita, rumo ao Morro do Carvão. Descida longa com várias curvas e pontos cegos. Atenção com o trânsito de veículos.

Após a longa descida, uma subida curta com aprox. 100 metros de ganho de elevação até o topo do Morro do Carvão, onde há um pequeno estabelecimento comercial. Do Morro do Carvão até o Barreiro são pouco mais de 14km por uma estradinha em condições medianas. Atenção com o trânsito de veículos, principalmente após o acesso da Casca Danta.

Depois do acesso à Casca Danta prevalece um relevo ondulado, com subidas mais pesadas seguidas de ligeiros declives, até se iniciar a última subida antes do Barreiro.

OBSERVAÇÕES:
- Circuito de dificuldade moderada, em virtude dos trechos muito íngremes na subida do Rolador, além de algumas partes de single track ou double track bem irregulares pela estrada do Rolador, já no alto do chapadão;

- É um pedal que demanda alto esforço físico, em virtude do ganho de elevação ao longo do trajeto;

- Há um estabelecimento no alto do Morro do Carvão e alguns outros no trecho compreendido entre a entrada da Casca Danta e o distrito do Barreiro, já no trecho final do circuito. Recomendo dosar a água ou levar quantidade suficiente para abastecer somente no Morro do Carvão (+ - 30km). Antes do Morro do Carvão não há nenhum tipo de infraestrutura e nenhum ponto de água na rota (teria que sair da rota para abastecer em alguma nascente ou riacho);

- Há sinal de telefone em vários trechos do trajeto, em especial no alto do Chapadão da Babilônia e Morro do Carvão;

- Respeite os moradores locais, não deixe lixo no local, deixe as porteiras/tronqueiras da forma como as encontrou, não faça fogueira.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 4,334 ft
Photo ofPorteira

Porteira

PictographWaypoint Altitude 4,648 ft
Photo ofPorteira 2

Porteira 2

PictographWaypoint Altitude 4,584 ft
Photo ofPorteira 3

Porteira 3

PictographWaypoint Altitude 4,649 ft
Photo ofPorteira 4

Porteira 4

PictographWaypoint Altitude 4,600 ft
Photo ofPorteira 5

Porteira 5

PictographIntersection Altitude 4,568 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographPanorama Altitude 4,483 ft
Photo ofMirante

Mirante

PictographIntersection Altitude 4,508 ft
Photo ofDireita

Direita

PictographIntersection Altitude 4,517 ft
Photo ofDireita 2 - Estrada Vanda-Carvão

Direita 2 - Estrada Vanda-Carvão

PictographIntersection Altitude 4,406 ft
Photo ofDireita 3 - Morro do Carvão

Direita 3 - Morro do Carvão

PictographIntersection Altitude 4,016 ft
Photo ofEntroncamento

Entroncamento

PictographPanorama Altitude 4,117 ft
Photo ofMorro do Carvão

Morro do Carvão

PictographIntersection Altitude 2,854 ft
Photo ofAcesso Casca Danta

Acesso Casca Danta

PictographWaypoint Altitude 0 ft
Photo ofSão José do Barreiro

São José do Barreiro

Comments

    You can or this trail