Photo ofPitões+Guntumil+Requiás+Encoro de Salas+Maus de Salas+Tourém+Randín+Vilar+Vilariño Photo ofPitões+Guntumil+Requiás+Encoro de Salas+Maus de Salas+Tourém+Randín+Vilar+Vilariño Photo ofPitões+Guntumil+Requiás+Encoro de Salas+Maus de Salas+Tourém+Randín+Vilar+Vilariño

September 11, 2021
September 2021

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Saímos de Pitões, e fomos directos á Portela de Pitões por um estradão interior, que nos levou por uma subida um pouco manhosa com bastante pedra solta que já conhecíamos. Na portela apanhamos o estradão que nos levou ao abrigo Pisco, que tem umas vistas espetaculares. Depois foi uma descida muito forte e perigosa até Guntumil,😏 uma aldeia de montanha pitoresca com muitas flores nas janelas. Daí até Requiás ainda passamos pela igreja muito antiga que ainda tem as campas no recinto da mesma..., e recentes algumas😯. A seguir apanhamos o estradão que nos levou ao encoro de Salas e aí visitamos as várias mamoas lá existentes. Seguimos para Maus de Salas, uma aldeia lindíssima, também ela cheia de flores nas janelas. A seguir apanhamos a estrada nacional que nos levou a Tourém, aonde descansamos um pouco e nos abastecemos. 🤩Depois foi seguir para Randín, e a seguir começaram as dificuldades da subida muito forte, que já estávamos á espera. De Vilar para Vilariño a "coisa" complicou-se, pois a 😩inclinação acentuou-se ainda mais, mas chegamos lá. Vilariño é uma típica aldeia de montanha completamente isolada, em que o único acesso é mesmo o estradão. As dificuldades a sério, começaram á saída de Vilariño, no estradão manhoso cheio de pedras, que nos leva até ao planalto adjacente á aldeia de Pitões das Júnias. Uma subida muito forte e muito longa, parecia que nunca mais acabava. Chegados ao marco 😝geodésico com o nome de Vilares, foi sempre a descer por uma trialeira perigosa, em que o mato escondia os buracos e as pedras..., até á estrada nacional M513, aonde apanhamos o estradão que nos levou ao topo do monte aonde está o posto de vigia, o Alto do Ouroso. Daí foi regressar a Pitões pela estrada. Atenção que o acumulado foi feito quase todo entre o Km 30 e o Km 41.
51,2 Km de distância real e +1187m de acumulado.
Um obrigado ao meu companheiro de aventuras, por continuar a acreditar em mim...😃😎😂.

PictographMountain pass Altitude 4,288 ft

PictographReligious site Altitude 3,730 ft

Local religioso

Geodésico de Vaires

Alto do Ouroso (Posto de Vigia)

PictographLake Altitude 3,776 ft

Lago de Pitões

• Photo of Sidónio Barros
    Sidónio Barros Dec 23, 2022

Parabens pela descrição e obrigado pela partilha.