Percurso vermelho nº 5 do centro BTT sobrado/Valongo

Photo ofPercurso vermelho nº 5 do centro BTT sobrado/Valongo Photo ofPercurso vermelho nº 5 do centro BTT sobrado/Valongo Photo ofPercurso vermelho nº 5 do centro BTT sobrado/Valongo

3 hours
August 8, 2023
August 2023

•   5 4 Reviews

near Sobrado, Porto (Portugal)

Percurso vermelho nº 5 do centro BTT sobrado/Valongo

Percurso classificado como difícil pela entidade promotora (Centro BTT Sobrado/Valongo e pela Cycling Portugal.
Tem início e final no Centro BTT Sobrado, situado no Pavilhão Municipal nº 2 de Sobrado no cruzamento da rua Deu La Deu Martins com a rua dos Desportos
O circuito deve ser efetuado no sentido contrário dos ponteiros do relógio, conforme indicações e sinaletica.

Trata-se de um percurso longo, com grande desnível acumulado (860 metros desnível positivo) com múltiplas passagens que impõem dificuldade:
1 - uma primeira subida inicial moderada;
2 - uma segunda subida com um troço longo de forte declive, de piso muito irregular e muita pedra solta;
3 - antes da primeira passagem sob a A4 tem 3 ou 4 troços com forte subida e descida, novamente em piso muito irregular e muita pedra solta;
4 - subida para o Alto de pias (trono romano de Pias), em que se vence um desnível de 280 mts em 2,8 Km, com alguns troços bem mais inclinados que 10%. Felizmente, um destes troços (após o cruzamento com a EN 209-1 que se encontrava muito degradado, com profundo sulcos, motivado pela erosão da água) foi objeto de obras de beneficiação;
5 - a descida da Serra de Pias apresenta também alguns troços difíceis, com bastante declive e muita pedra solta.

Tivemos sérias dificuldades de orientação em 3 ou 4 locais que estão assinalados. A 3 Km do final, depois de entrar numa vinha perdemos definitivamente as marcas de orientação e como estávamos perto do final, não insistimos mais à procura das marcas e entramos por arruamentos até ao nosso ponto de partida.
Aconselhamos o uso de GPS por estas dificuldades e também pelo facto do trilho ser longo e podermos nos concentrar mais no piso e na condução e menos na orientação.

Ao km 28,9 saímos propositadamente do percurso vermelho e viramos à esquerda: Já tínhamos feito previamente este percurso entre Couce e Campo e nesta zona existe um troço fechado por vegetação (mato) em que tivemos grandes dificuldades em ultrapassar e logo a seguir, passando ao lado de uma pequena instalação industrial e ao entrar por um estreito caminho de terra batida, fomos perseguidos por dois cães de grande porte que se encontravam à solta dentro das instalações. Por estes motivos derivamos à esquerda e voltamo a reencontrar o trilho 1100 metros à frente.
ACONSELHAMOS EFETUAR ESTA DERIVAÇÃO.

Este percurso vermelho brinda-nos com belas paisagens, ao passar:
1 - no extremo Norte do trilho;
2 - no alto de Saldanha, que segue ao Vértice Geodésico de Quintarei;
3 - no alto da serra de Pias, quer no trono romano quer depois durante toda a cumeada.
Outros pontos de interesse são o vale do rio Ferreira, a aldeia de Couce, a Igreja Matriz de São Martinho, e a ponte romana sobre o rio Ferreira.

Nos primeiros 5 ou 6 Km, o trIlho segue juntamente com o percurso azul 4, mais tarde seque o vermelho número 3 e após passar perto do Centro BTT Valongo, segue com os restante (percurso 1,2,3 e 6) até à ponte de Couce.

Descrição do percurso:
De início percorremos arruamentos da vila de Sobrado e após algumas centenas de metros iniciamos a subida por caminhos rurais antigos já bastante degradados, com muita pedra solta e sulcos das marcas dos rodadas dos antigos carros de tração animal. A subida tem pendente moderada, com alguns troços mais inclinados. Esta primeira parte tem bastante sombra, à custa, principalmente de eucaliptos e algumas acácias.
Ao Km 3,2 entramos na EM 606 (estrada asfaltada que liga o nó da A 41 com Sobrado), viramos à esquerda em direção Oeste durante 300 metros e viramos novamente à esquerda por caminho em terra batida.
Passamos ao lado das instalações da Jerónimo Martins e durante alguns kms o piso melhora bastante, geralmente com o piso consolidado, exceto nas zonas de maior inclinação que se apresenta mais degrado, com bastante pedra solta.
Aqui apreciamos as panorâmicas quer a Norte, Leste e Oeste, com o oceano Atlântico ao fundo.
Ao Km 6,35 viramos a direita, enquanto o percurso azul segue pela esquerda.
Pouco depois deparamo-nos com subida de forte inclinação em que vencemos 63 mts de altitude num troço de 400 metros e zonas com 20% de inclinação com piso muito deteriorado. A subida continua, embora mais suave até atingir o Vértice Geodésico de Quinta Rei.
Continuamos pelo alto de Saldanha que nos oferece excelentes panorâmicas, primeiro sobre Cabeda, depois Susão e adiante, Valongo. A partir do alto de Balselhas iniciamos a descida, de início com pouca inclinação.
Passamos sob a A4 ao km 14 mas antes teríamos que passar por três ou quatro troços difíceis ou muito difíceis de subidas e descidas. 500 m depois da A4 teremos a primeira dificuldade de orientação: Percorremos num caminho largo vemos um desvio à direita outro à esquerda. Tentamos os dois caminhos mas sem sucesso voltamos atrás e então visualizamos um pequeno carreiro estreito parcialmente tapado por vegetação que é o caminho correto. Confirmamos ausência de sinalética. O local está indicado no percurso com um wai-point.
Entramos em arruamentos da vila de Campo e o trilho dirige-se para a rua de Couce que acompanha a margem direita do rio Ferreira.
Sensivelmente a meio da Rua de Couce, o percurso vira à esquerda e corre durante cerca 1 Km por trilhos de montanha. Já tínhamos feito o trilho, pelo que decidimos continuar pela estrada para poupar alguns minutos.
Atravessamos o rio Ferreira na aldeia de Couce e passado algumas dezenas de metros iniciamos a subida da Serra de Pias, de início, de inclinação ligeira, mas pouco depois o declive acentua-se. Vencemos 300 metros de declive numa extensão de pouco mais de três quilômetros.
Depois de passar oo lado da EN 209-1 o trilho continua a subir. Havia um troço em péssimas condições com profundos carreiros de erosão pela água que foram sujeitos em obras de reparação.
Depois de passar o ponto alto no Trono Romano de Pias entramos numa zona de planalto durante cerca 2 Km.
A descida tem uma inclinação média de 8,5%, naturalmente com troços de maior declive e vários troços de pedra solta que exigem bastante cuidado.
Ao km 29 saímos propositadamente do percurso durante um quilômetro para evitar 2 troços:
um troço com que se encontra fechado por mato no qual já tínhamos passado com imensa dificuldade;
Um segundo troço perto de umas instalações industriais que, quando lá passamos ao entrar num trilho estreito perto das instalações fomos perseguidos por dois cães de grande porte que se encontravam à solta.
A saída e a reentrada no percurso estão assinaladas.
Ao km 33,8 num cruzamento, não encontramos sinalética e o caminho correto É pela direita. Logo a seguir o caminho aparentemente não tem saída mas temos que nos encostar ao muro de uma casa virar à esquerda continuar por um trilho mal definido passar no meio de umas casas e logo depois encontramos sinalética e atravessamos a ponte romana sobre o rio Ferreira.
Adiante entramos numa exploração agrícola com uma grande vinha. Encontramos sinalética que nos encaminha por um trilho na periferia da Vinha e não voltamos a encontrar nenhum indicação do percurso. Uns populares informaram-nos que deveríamos continuar pela periferia do campo mas perdemos definitivamente o trilho e continuamos o nosso percurso por arruamentos até chegar ao ponto de partida.

Boas pedaladas e esperamos que desfrutem do percurso.

Descrição Oficial

Nível de dificuldade: Dificil
Percurso direcionado para praticantes com experiência, com boa capacidade téc-
nica e boa resistência física, onde o piso é muito variável e existem muitas passa-
gens técnicas. Este percurso tem início em Sobrado e segue juntamente com o
percurso azul. Na zona mais a nordeste do percurso azul, o percurso vermelho
separa-se e sobe até ao marco geodésico de Quintarei. Seguindo pelo alto do Sal-
danha, com vista sobre Valongo, vai até ao alto do Borbulhão e daqui desce para
Valongo. Passando no centro urbano e perto da porta de entrada do centro. Daqui
segue por caminhos e trilhos junto do Rio Ferreira, vai atravessar a Ponte sobre o
rio Ferreira em Couce e subir à serra de Pias. Deste ponto desce e segue em dire.
ção a Sobrado, passando ainda junto da Igreja São Martinho do Campo e na ponte
Romana sobre o Rio Ferreira, para depois seguir em direção à quinta das Arcas.
Invertendo para norte o percurso passa ainda na Igreja matriz de Sobrado antes de
chegar ao ponto de início em conjunto com o percurso azul.

Classificação de níveis de dificuldade de BTT - Centro BTT de Valongo/Cycling Portugal

FÁCIL Piso rolante, rijo ou asfaltado e largo.
Praticamente plano (declives inferiores a 10% com média inferior a 5%, sem obstáculos).
Cor verde

MODERADO Com pequenos obstáculos (altura <0,2m) e poucas passagens técnicas e carreiros (declives inferiores a15% com média inferior a 10%; piso firme ou estável).
Cor azul

DIFÍCIL Com diversos obstáculos, drops (altura ‹ 0,5 mts), passagens técnicas e subidas desafiantes (declives máximos > 15% com media inferior a 15%, piso muito variável).
Precisa de bom controlo de técnicas BTT e bicicletas de qualidade.
Cor vermelha

MUITO DIFÍCIL Bastante técnico com obstáculos grandes (altura › 0,5 ml e não evitáveis, e grandes subidas (declives máximos > 20%, piso imprevisível). Só para praticantes com bastante experiência e elevada preparação, com bicicletas de qualidade.
Cor preta

Início de caminho em terra batida

Linha de água que corre no trilho

Estrada. Em frente

Frente direita

Troço de inclinação acentuada

Photo ofJuntamente com o percurso vermelho três. Zona de planalto Photo ofJuntamente com o percurso vermelho três. Zona de planalto Photo ofJuntamente com o percurso vermelho três. Zona de planalto

Juntamente com o percurso vermelho três. Zona de planalto

Photo ofVértice geodesico e baloiço quinta rei Photo ofVértice geodesico e baloiço quinta rei Photo ofVértice geodesico e baloiço quinta rei

Vértice geodesico e baloiço quinta rei

Photo ofPercurso cinco direita percurso três esquerda Photo ofPercurso cinco direita percurso três esquerda Photo ofPercurso cinco direita percurso três esquerda

Percurso cinco direita percurso três esquerda

Baloiço de Balselhas

Photo ofSubida bastante inclinada com terreno muito irregular pedras soltas Photo ofSubida bastante inclinada com terreno muito irregular pedras soltas

Subida bastante inclinada com terreno muito irregular pedras soltas

Percurso conjunto com o número três

PictographBridge Altitude 148 ft

Photo ofMeeting Point . Cruzamento com a EN 208 vira esquerda Photo ofMeeting Point . Cruzamento com a EN 208 vira esquerda Photo ofMeeting Point . Cruzamento com a EN 208 vira esquerda

Meeting Point . Cruzamento com a EN 208 vira esquerda

Photo ofTrono Romano de Pias e Alto da Serra de Pias Photo ofTrono Romano de Pias e Alto da Serra de Pias Photo ofTrono Romano de Pias e Alto da Serra de Pias

Trono Romano de Pias e Alto da Serra de Pias

Ponte romana sobre o Rio Ferreira

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Aug 19, 2023

Bonita ruta con muchas cosas que ver como; columpio, vertice geodesico y el Trono Romano de Pías e alto da Serrá de Pias. Un abrazo

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Aug 19, 2023

Ruta bien documentada y ejecutada, enhorabuena, un saludo cordial 👋.

STrilhos Aug 19, 2023

Gracias Emílio pela avaliacion e comentário. Si uma bela ruta de btt y tambien exigente. Um abrazo

Gracias Pajaro Kuy Kuy pela avaliacion e comentário. Si uma bela ruta de btt con varios puntos técnicos e belas paisages. Um abrazo

• Photo of Tetititu
    Tetititu Aug 21, 2023

Mais um grande passeio de BTT pelo Porto, este com mais dificuldade. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Aug 21, 2023

Gracias Tetititu por tu comentario e evaluación. Si, esta ruta uma poco mas exigente.
    Un fuerte abrazo

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Aug 25, 2023

Difícil y hermoso anillo ciclista por senderos exigentes en los que se disfruta de bellos paisajes.
    Saludos compañero

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Aug 25, 2023

Espectacular recorrido

STrilhos Aug 25, 2023

Gracias californiagymsama por tu evaluacion e simpáticos comentários. Si es una ruta algo exigente. Um fuerte abrazo amigo

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Increíble experiencia con STrilhos en el Percurso Vermelho nº 5 en Sobrado/Valongo! Las fotos no le hacen justicia a la belleza de la ruta. STrilhos sabe cómo crear una aventura emocionante y segura. ¡No te pierdas esta joya del ciclismo de montaña! 🚵‍♂️🍃 #AventuraConSTrilhos #BTTenSobrado