Pedra dos Cactos - Serra Azul - MG

September 17, 2013
September 2013

near Serra Azul, Minas Gerais (Brazil)

Mais uma boa pedalada na bonita região de Serra Azul. Dessa vez subimos até a recém batizada por nós mesmos de "Pedra dos Cactos", devido à paisagem singular que se encontra ao subir até o topo da montanha de pedra.

O trajeto começa no lugarejo de Serra Azul e segue por estradas de terra até o final, na fazenda da dona Judite, que gentilmente nos deixou entrar e subir. A partir da fazenda segue-se em trilha de boi e a subida fica bem pesada, tendo que carregar as bicicletas por quase toda a trilha na subida.

O esforço é compensado com uma vista fantástica no topo da pedra, composta por uma rocha sólida e curiosamente cheia de cactos. Uma vegetação singular no local e uma paisagem de contemplação (show!). É bem alto e aberto, vê-se toda a região. Destaque para a vista da cadeia de montanhas de Igarapé/Itatiaiuçu.

A descida é outro ponto forte, muito técnica e bem legal, por trilha até o pé da montanha. Depois começa uma segunda etapa novamente em estrada de chão cortando por vários sítios e fazendas, bem puxada, por causa das várias subidas e descidas. Vá com a mente e o físico bem preparados e leve bastante água e isotônicos. Quanto mais cedo iniciar a trilha, melhor, pois o sol forte no meio do caminho pode pesar. O trajeto é sombreado somente em uns 30% do percurso.

Em fim, outra trilha legal de se fazer na região de Serra Azul, que fica a apenas 30 minutos de Betim. O lugarejo de Serra Azul é bem pequeno e pitoresco. Pode-se deixar o carro na pracinha e seguir daí. Para chegar no lugarejo o melhor caminho é por Mateus Leme, entrando na rua ao lado da Formiga Doceira. *Ao final da trilha tome um sorvete na sorveteria da Dayane (gente fina, e pode dar boas dicas sobre a região).

--------------------------------------------------------
Dificuldade técnica: 8/10
Dificuldade física : 8/10
Levamos 04 horas para concluir o passeio, ficamos cansados e precisamos pedir água a moradores locais. O esforço foi maior do que o imaginado, mas a beleza da região também. :-)
Obs.: Essa serra também é conhecida na região como "Morro do Raul", mas preferimos rebatizar :-)
*Trajeto e fotos via GPS Garmin Oregon 550.

• Photo of Emerson Ricardo Silva
    Emerson Ricardo Silva Sep 17, 2013

Eduardo,

Subi a pé esta Serra a bastante tempo, deve ter uns 10 anos. Como voçê resumiu, "é show".
    Na região ela é conhecida como "Serra do Raul".
    Estou planejando (há tempos) voltar lá de Bike.
    Em Serra Azul moram muitos Bikers, inclusive praticantes de MTB profissional.
    Valeu pelas dicas.

EduardoBetim Sep 17, 2013

Oi Emerson!
    Valeu!

É show mesmo!

Não sabia da vocação da região para Bike, estou descobrindo agora. E pelas dicas que recebi da Dayane (da sorveteria) parece que tem muito mais trilhas bacanas por lá. Aos poucos vamos descobrindo mais e trocando as dicas :-)

Grande abraço!

• Photo of dionathan
    dionathan Sep 20, 2013

E ai tudo bem? Em frente ao km 9 tem umas das trilhas mais pesadas da região, sentido a barragem de itauna,,,,vale a pena tambem...Ótimo relato da trilha...

EduardoBetim Sep 20, 2013

Oi Dionathan!
    Obrigado! Valeu pela dica!

A região tem uma boa vocação para o MTB. Ainda vou explorar bastante por lá...

Depois vou postando aqui as boas...

• Photo of Eugênio Ribeiro
    Eugênio Ribeiro Sep 20, 2013

E, aí, Eduardo, beleza?
    Muito bacanas essas trilhas em Serra Azul. Não conheço a região. Vou dar umas pedaladas em uma dessas nos próximos dias.
    Parabéns pela divulgação!
    Eugênio

EduardoBetim Sep 20, 2013

Oi Eugênio!
    Obrigado!

Pois é, a região é muito boa para pedalar! Fiz apenas 02 trilhas por lá e já me apeguei à região, e pelas dicas que pude ver com os locais tem muito mais trilhas boas por lá. Aos poucos vamos desbravando...

Estou abrindo novas trilhas na região e tentando mapear tudo por aqui, com dicas e tudo mais...

Qualquer coisa estamos aí!