PE Serra do Intendente: Cachoeira Rabo de Cavalo (via Estrada do Charco)

Photo ofPE Serra do Intendente: Cachoeira Rabo de Cavalo (via Estrada do Charco) Photo ofPE Serra do Intendente: Cachoeira Rabo de Cavalo (via Estrada do Charco) Photo ofPE Serra do Intendente: Cachoeira Rabo de Cavalo (via Estrada do Charco)

September 8, 2015
September 2015

near Itacolomi, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto de bike desde o camping Poço Pari, próximo ao centro de Tabuleiro, até a Cachoeira Rabo de Cavalo, nos arredores de Itacolomi. O caminho escolhido foi a Estrada do Charco, uma rota bem interessante da região.

COMO CHEGAR:
O distrito de Tabuleiro está a 20km do centro de Conceição do Mato Dentro, sendo que grande parte do caminho (15km) é feito por estradas de terra em condições medianas, com aclives e declives acentuados.
Saindo de Belo Horizonte, siga para Conceição do Mato Dentro pela MG-010, chegando a cidade continue na avenida principal. Após o aeroporto municipal, fique atento para o trevo de acesso à Tabuleiro, que está à esquerda. Depois da ponte de concreto entre à esquerda novamente, em uma estrada de terra. O trajeto é bem sinalizado.

A TRILHA:
De bike é um percurso de dificuldade moderada, que exige um bom condicionamento físico pelas subidas e descidas constantes, sendo algumas bem acentuadas. A pé é um trajeto longo, mas de baixa dificuldade.
Saindo do Poço Pari, continuamos pela estradinha no sentido oposto a Tabuleiro. A primeira parte da subida é relativamente tranquila, após o cemitério começa uma subida acentuada por um pasto, que exige um bom condicionamento físico. Neste trecho inicial são 1,8km de aclives.
Passado o primeiro morro, a estradinha alterna pequenas subidas e descidas, em um trecho bem sombreado. Depois de uma tronqueira (que quebra o ritmo), há uma subida curta, mas bem acentuada. Como tem muitas pedras soltas, se perder o embalo tem que empurrar. Logo após tem uma forte descida e a estradinha passa a ter um relevo mais suave.
Um pouco após a metade do trajeto passamos por um pequeno povoado, onde fomos convidados pela Dona Raimunda para tomar um café. Lá também há um bar, onde é possível comprar alguma coisa pra comer/beber, ao menos nos finais de semana.
Depois do povoado começa uma longa e suave descida até as margens do Córrego Teodoro. Após atravessar um pequeno afliente, seguimos por uma estradinha praticamente plana até o trailer do IEF.
Deixamos as bikes atrás do trailer e seguimos o restante, cerca de 1,7km, a pé. Não é possível fazer a parte final da trilha de bike, já que existe um controle de entrada. A parte a pé é bem tranquila, exige somente algum esforço físico para vencer uma subida moderada.
A cachoeira é bem alta e o poço excelente para banho. No período de estiagem a vazão da cachoeira era pequena, mas o suficiente para abastecer o poço.

CONSIDERAÇÕES:
- A cachoeira está dentro do Parque Estadual Serra do Intendente e possui entrada gratuita. Em feriados há um controle de entrada no trailer do IEF;

- O Sol ilumina bem o poço até as 14h, chegue cedo para aproveitar;

- A Estrada do Charco é bem sombreada em alguns pontos, diminuindo um pouco do desgaste;

- Alguns aclives e declives acentuados e trechos sobre rochas exigem um pouco de técnica no controle da bike. Ainda assim recomendo o trajeto para iniciantes, pois é um caminho muito interessante e bonito;

- A Estrada do Charco possui pouca disponibilidade de água, mas está sempre passando na porta de alguma propriedade, o que pode ser a salvação. Já na trilha para a cachoeira há uma fonte de água para abastecimento.

PictographCampsite Altitude 2,186 ft

Leidiana Gomes Aug 18, 2021

Olá Hélio.
    Boa tarde??
    Tem como fazer camping selvagem nessa região da trilha?

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Aug 18, 2021

Leidiana Gomes, acredito que um lugar interessante para acampar seja próximo ao início da trilha da Rabo de Cavalo, porém é uma área particular e o proprietário deve cobrar.

• Photo of Leidiana Gomes
    Leidiana Gomes Aug 18, 2021

Obrigada Hélio Jr pelo retorno.