Photo ofParque das Serra do Porto em bicicleta - serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores e Santa Iria Photo ofParque das Serra do Porto em bicicleta - serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores e Santa Iria Photo ofParque das Serra do Porto em bicicleta - serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores e Santa Iria

March 26, 2023
March 2023

•   5 2 Reviews

near Valongo, Porto (Portugal)

Publicamos um percurso feito em bicicleta elétrica pela pelo Parque das Serras do Porto com passagem por Valongo (ponto de início), S. Pedro da Cova, Mó, Ferreirinha, Gens, Conchadas, Covelo, Leverinho, Cais da Lixa (Rio Douro), Brandião, Sarnada, Senande , Aguiar de Sousa, Beloi, aldeia de Couce e Azenha.

Nota Importante
Na viagem de regresso saímos temporariamente da EN 309-2 devido à um corte da estrada motivado pela realização de um rally automóvel, e fizemos alguns troços por caminhos florestais. Também no regresso, ao passar na zona da aldeia de Couce fizemos um troço em terra batida (de cerca 1,2Km) e outro em estrada calcetada (de cerca 2km). Todo o restante percurso é feito em asfalto.

Se eliminar a passagem pela aldeia de Couce o percurso poderá ser feito todo em asfalto; neste caso deveremos iniciar o percurso em São Pedro da Cova e quase no final, ao chegar à Ponte de Beloi em vez de virar à direita para Couce vira à esquerda para o centro de São Pedro da Cova.

Trata-se de um percurso de beleza paisagística assinalável, passado pelas Serras de Santa Justa, serra das Flores, Sta. Iria, Castiçal e Pias e pelos rios Ferreira, Sousa e rio Douro, utilizando na maioria estradas com pouco trânsito automóvel.

Iniciamos o nosso percurso frente do supermercado Mercadona, logo à saída do Nó de acesso à A4, perto do centro de Valongo.
Entramos EN 209, direção Gondomar, passamos ao lado da igreja Matriz e do Hospital. Subimos até passar perto da Capela de Sta. Justa e iniciamos a descida para S. Pedro da Cova, com a Serra de Sta. Justa do nosso lado esquerdo.
Na rotunda central de S. Pedro da Cova (onde se situa as instalações dos Bombeiros Voluntários) continuamos pela esquerda, pela EM 611, atravessamos o Rio Ferreira e mantivemo-nos encostados a sua margem esquerda até a ponte Sta.Helena, altura em que entramos na EM 615. Atravessamos o Rio Sousa e continuamos pelas EM 615-2 com o objetivo de passar a leste da Serra das Flores.
Tivemos que voltar para trás pois a estrada estava interditada devido à passagem de um rally automóvel. Continuamos em direção ao rio Douro e entramos na EN 108 (marginal do Douro) na zona do Cais da Lixa. Continuamos pela EN 319-2, direção Recarei, passamos por Brandião e Sarnada. Antes da povoação de Senande, tivemos novo corte de estrada novamente pelo rally. Ainda tentamos dar uma escapatória por caminhos florestais mas tivemos que aguardar mais de 1H00 para acabar o rally.
Continuamos pela 319-2 até Aguiar de Sousa. Depois iniciamos uma subida até ao
colo entre a serra de Pias e do Castiçal conhecido como meeting Point onde se cruzam as fronteiras dos três concelhos: Valongo Gondomar e Paredes.
Segue-se, em nosso entender a parte mais interessante do percurso: a descida até Beloi e a ponte sobre o rio Ferreira: boa estrada com um bom piso asfaltado, com uma sucessão de curvas bem lançadas, com a Serra de Pias e a Serra de Sta. Justa a dominar um enquadramento paisagístico excelente.
Antes de atravessar o rio Ferreira, temos que virar num pequeno arruamento mesmo antes da ponte e andamos cerca de 50 metros e então atravessamos o rio Ferreira por uma pequena ponte a montante da primeira.
Subimos alguns metros por estrada asfaltada viramos depois à direita e adiante temos excelentes panoramas sobre o rio Ferreira.
A partir daqui o trajeto é sempre ao lado do rio Ferreira entramos numa estrada em terra batida, passamos ao lado das Fragas do diabo, com a Fraga Lisa em frente.
Adiante, a estrada passa a ser calcetada e surge uma bifurcação. Devemos seguir pelo lado esquerdo pois a rua do lado direito desce até ao rio Ferreira. Adiante passamos ao lado da aldeia de Couce depois passamos pela povoação de Azenha e mais algumas centenas de metros chegamos ao nosso ponto de partida.

PictographReligious site Altitude 486 ft

Rio

PictographBridge Altitude 66 ft

PictographBridge Altitude 56 ft

Rio Sousa e Soinaletica da GR 62

Interseção com EN 108 e Rio Douro

Photo ofSerra de Santa Iria. Mais à direita serra das Banjas e serra da Boneca Photo ofSerra de Santa Iria. Mais à direita serra das Banjas e serra da Boneca Photo ofSerra de Santa Iria. Mais à direita serra das Banjas e serra da Boneca

Serra de Santa Iria. Mais à direita serra das Banjas e serra da Boneca

Rio

• Photo of Álvaro Reis
    Álvaro Reis Mar 30, 2023

Parece ter sido um belo passeio e com bastante desnível!

STrilhos Mar 30, 2023

Exatamente. Belas paisagens, estradas com bom piso . Para a próxima vamos juntos

• Photo of Jorge Mendez M.
    Jorge Mendez M. May 25, 2023

Também quero ir!!!

STrilhos May 25, 2023

Obrigado Horge Mendes pelo comentário
    E aconselho a ir
    É repleto debelas paisagens

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Nov 27, 2023

Bonita ruta con muchas cosas que ver. Un abrazo