P9 40k alcobaca alvados

April 10, 2015
April 2015

near Alcobaça, Leiria (Portugal)

Percurso com interesse histórico, sendo recomendada a visita ao Mosteiro de Alcobaça (património da humanidade UNESCO) bem como a sua famosa biblioteca dos antigos Monges de Cister, ainda antes de começar a pedalar em Alcobaça (ou no final do percurso caso seja feito no sentido inverso). De Alcobaça saímos pela asfaltada EN8 em direção à Serra dos Candeeiros, que subimos para obter uma magnífica vista panorâmica de toda a região ao longo da cumeada por onde pedalamos. Descemos até a aldeia da Bezerra onde entramos na Ciclovia que noutros tempos foi a antiga linha de comboio do Lena, agora Eco-pista, passando por um túnel, e já no final por um antigo moinho de vento. Descemos a serra e acompanhamos o Rio Lena até às suas nascentes. Subindo novamente passamos pelo Ribeiro da Fórnea e seguimos pelo sopé da Costa de Alvados até ao Hotel. Na variante Equestre o percurso é feito maioritariamente a trote e galope, com alguns pontos a passo.