Oasis 2

October 5, 2022
October 2022

near Edilândia, Goiás (Brazil)

TRILHA: Oásis Plus
🚵🏻 Nível: Bruta (Média/Difícil)
Nível Técnico: Média
Tracklog: https://www.strava.com/routes/2781586268724782182
*Aproximadamente 53.5 km e aproximadamente 1260 m de ganho de elevação
🕣 Partiu: 7:30
🚵🏻 *Ponto de Encontro: Autoposto Edilândia BR-070, Quadra 16 - Edilândia 1, Cocalzinho de Goiás - GO, 72978-000

ITENS OBRIGATÓRIOS:
• Capacete, Luvas e Óculos
• O uso de máscara e/ou bandana que cubra nariz e boca

Principais desafios:
1. Subida da Ponte até a Caixa D’Água: de categoria 4 com 1.6 Km e 7.1% de inclinação média.
2. Subida Rio Areias: de categoria 4 com 2.48 Km e 5.1% de inclinação média.
3. Subida da 4 x 4 com cerca de 0,66 Km e 11% de inclinação.
4. Subida da Ponte Estreita: de categoria 4 com 1.45 Km e 6.5% de inclinação média.
5. Subida do 1 e Meio na chegada em Edilândia: de categoria 3 com 1,61 Km e 6% de inclinação média.

PREPARAÇÃO DA BIKE:
• Calibragem dos pneus,
• Regulagem das marchas, lubrificação da corrente, verificação dos freios.

RECOMENDAMOS:
1. Levar água suficiente: entre 3 e 4 litros. Não dá para fazer a trilha somente com uma garrafinha de água, apesar dos 2 pontos de apoio.
2. Levar lanche para comer ao longo da trilha, apesar dos 2 pontos de apoio.
3. Procure ter uma ótima noite de sono na véspera, faz toda diferença.
4. É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha.
5. Tenha uma dieta rica em carboidratos no dia anterior ao evento. Por exemplo, comer macarrão no almoço e na janta é muito bom. Aos que tem restrições ao açúcar consulte um nutricionista.
6. Confira se carregou o tracklog do percurso, consulte na publicação: https://www.strava.com/clubs/713946/posts/12850635
7. Leve um kit de ferramentas de bike (bomba de ar, remendos, câmara de ar), rádio comunicador, celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Edilândia é distrito de Cocalzinho de Goiás. A oitenta quilômetros de Brasília, a comunidade é cortada pela BR-070. O Autoposto Edilândia é o ponto zero da Trilha Oásis, apesar da distância relativamente curta é necessário um bom condicionamento físico porque serão mais de 1260 metros de ganho de elevação.

Saindo do distrito, tem uma descida forte de aproximadamente 1.5 Km com até -16% de inclinação nos trechos mais acentuados, começando então o primeiro grande desafio que é a subida até a Caixa D’Água, a partir de então teremos um percurso recheado de subidas e descidas igualmente acentuadas, seguimos entre fazendas e lindos trechos de cerrado preservado.

Por volta do Km Somente por volta do Km 20.5 teremos nosso primeiro ponto de apoio que é a cidade Aparecidinha de Loiola, bastante conhecida por quem já fez o percurso para Pirenópolis em algum momento. Seguimos o mesmo percurso até o povoado de Mamoneiro no Km 35.8 que é outro ponto conhecido, aproveite ao máximo porque teremos pela frente a famosa subida da 4 x4 que dará acesso ao Oásis por volta do Km 40.

Após o Oásis, é hora de preparar para a volta quando teremos duas boas subidas até o retorno para Edilândia.

PONTOS DE APOIO:
1. Aparecida de Loyola: Km 20.5.
2. Povoado de Mamoneiro: Km 35.8.

ATITUDES INDIVIDUAIS
• Na ultrapassagem, avise a posição por onde irá passar: "esquerda", "direita" ou "meio".
• Ouviu o aviso de "esquerda", "direita" ou "meio", não mude de direção ou velocidade até ser ultrapassado
• Ao passar por uma porteira ou colchete, mantenha-os fechados
• Traga de volta o lixo que produziu.