Nova Lima - Loca das Borboletas pela Apac e trilha branca

Photo ofNova Lima - Loca das Borboletas pela Apac e trilha branca Photo ofNova Lima - Loca das Borboletas pela Apac e trilha branca Photo ofNova Lima - Loca das Borboletas pela Apac e trilha branca

April 25, 2021
April 2021

near Bela Fama, Minas Gerais (Brazil)

Pedal sai da região de Honório Bicalho, subindo pela estrada da APAC até a poeirenta. Após aquela subida longa em linha reta da poeirenta, nas curvas a seguir, há a direita um descampado. Ali começa a trilha branca, muito usada por motos. Ela se inicia de forma fluída, durante os percurso há alguns rock gardens e travessia de riachos, há também alguns "empurra bike", mas nada demais pra quem já tá acostumado. No km 21, há um encontro de várias trilhas, logo após atravessar um riacho e subir um empurra bike, predominando a trilha inflação à direita, deve-se pegar a trilha a esquerda (trilha para a Loca das Borboletas) e conservar sempre a esquerda durante a descida, para não pegar outra trilha mais abaixo.
Por cerca de 1km de descida, após passar por um transformador caído ao chão, haverá uma descida íngreme o qual se pode passar pela esquerda ou direita. O caminho da esquerda é menos dificultoso, porém deve-se ter cuidado na descida, pois é apoiando a bike nas pedras e descendo aos poucos para não escorregar. Vencida esta etapa, à esquerda estará o primeiro poço da Loca das Borboletas. Após a pequenina queda de àgua, há um outro poço e uma queda d'água maior.
A volta se dá pelo mesmo caminho, de cara já há o carrega bike íngreme, mas com paciência o vence rápido. Depois sobe pela trilha com alguns empurras até o encontro com a Inflação. Dali, pega-se novamente a trilha branca.

Descida íngreme - carrega bike com cuidado