[mtbbh] Independência e Bike (Raposos/MG)

Photo of[mtbbh] Independência e Bike (Raposos/MG) Photo of[mtbbh] Independência e Bike (Raposos/MG) Photo of[mtbbh] Independência e Bike (Raposos/MG)

September 28, 2013
September 2013

near Raposos, Minas Gerais (Brazil)

Participe: http://mountainbikebh.com.br/

Descrição:
Antiga trilha do Cambimba, o nome veio de uma lagoa existente na região. Foi criada pelos tropeiros, que por ali levavam seus animais para pastar. Era muito frequentada pelo pessoal de moto. Em 2012 a turma do MTB Raposos resolveu fazer uma reforma para usá-la como a trilha do 1º Independência e Bike, o evento de sete de setembro. Foi tão bem-aceita que muitos pediram para repetir o mesmo trajeto em 2013. Hoje ela já é conhecida como a Trilha da Independência. Embora seja uma trilha curta, de apenas 12 km, não pode ser considerada boa para iniciantes por causa da dificuldade técnica da segunda metade do percurso, a menos que se esteja disposto a empurrar bastante e ter cuidado redobrado. A trilha pode ser dividida em cinco trechos distintos, cada um com características e perfis diferentes. O primeiro trecho tem 1,8km dentro da cidade, com subida média de 7% em asfalto. O segundo, de 1,2km, também com 7% de inclinação média, sobe por uma estrada de terra, até chegar a um platô, onde se pode reunir a galera para encarar o restante da subida. A terceira parte começa com uma subida de 500 m, um pouco mais forte, com 11% de inclinação média, para chegar a um trecho plano, seguindo uma banqueta d’água por mais 2.5 km dentro da mata. Nesse ponto chegamos a uma bifurcação; seguindo à esquerda se vai para Honório Bicalho. À direita segue nossa trilha. A quarta parte é toda em cascalho solto. Após uma subida leve (3%) por mil metros, começa um downhill de 4km margeando o topo da montanha. Tome bastante cuidado neste trecho. Os primeiros 600m têm queda média de 15%, nova subida de 400m e a continuação do downhill. Finalmente, uma quinta parte de 2,5km em lastro de brita, seguindo a linha do trem até Raposos. Resumindo, é uma trilha rápida e agradável, que nem por isto deixa de exigir atenção e técnica do ciclista. Excelente também para compor o trajeto de quem gosta de trilhas maiores, acrescentando este trecho aos seus pedais. O pessoal da região utiliza muito esta trilha, dando mais de uma volta por treino, para compensar seu tamanho.
Níveis de dificuldade: Distância: 2/10 Piso: 3/10 Inclinação: 2/10 Classificação da trilha (veja na descrição do meu perfil): Iniciado
Fotos do evento de 2013: http://myurl.in/Independencia_2013
Fotos do evento de 2012: http://myurl.in/Independencia_2012

Advertências:
Na parte dentro da cidade - Ruas estreitas e muito trânsito;
Ao longo da banqueta (parte plana com curso d'água ao lado) - trajeto vai margeando um morro com declive acentuado a direita, necessário prestar bastante atenção na trilha, principalmente em alguns pontos, como próximo ao final em local acimentado, onde o precipício é bem próximo e íngreme; mesmo depois que a trilha se afasta da banqueta ainda é importante manter a atenção, pois ela prosseguem em curvas de nível do terreno, mas agora com o declive acentuado à esquerda;
Downhill a partir do km 6,7 - cavas, degraus, pedras soltas.

Sinal de Celular: ?
Água Potável: não

Atenção: A Associação Mountain Bike BH, o Fórum e o usuário que compartilhou a trilha não tem nenhuma responsabilidade por qualquer dano que possa vir a ocorrer pela utilização deste conteúdo. Você é o único responsável e somente deve utilizar essas informações por sua própria conta e risco.