MTB - Colônia Marquês de Abrantes 02/09/2017 (110km)

Photo ofMTB - Colônia Marquês de Abrantes 02/09/2017 (110km) Photo ofMTB - Colônia Marquês de Abrantes 02/09/2017 (110km) Photo ofMTB - Colônia Marquês de Abrantes 02/09/2017 (110km)

September 2, 2017
September 2017

near Bocaiúva do Sul, Paraná (Brazil)

CICLOTURISMO CURITIBA MTB:
- Colonia Marquês de Abrantes
- Ultimo Sabado 02/09/2017
- Foram apenas 110km de Descida
- Fotos: Ricardo Rossi
Éééééééé ... Segundo semestre repleto de surpresas para o grupo “ PEDAL SECRETO MTB “ ...
Fazia tempo que EU não escrevia nada relatando os eventos do PEDAL SECRETO MTB, mas pra este ultimo pedal até a Colonia Marquês de Abrantes, superou os trechos da Guaricana, Castelhanos e até mesmo do Rio Açungui !!!
Dessa vez , atacamos o território de mata atlantica da região de Bocaiuva do Sul e Tunas (Só descida) !!! Que área sensacional ... Não tivemos acesso as paisagens devido o dia todo estar nublado ... Muitas nuvens fechando nossa visibilidade !!!
As Seis e pouco da manhá do sábado 02/09/2017 , iniciamos nosso pedal em 08 BIKERS !!! Com menos de 8km, o primeiro imprevisto surgiu .. Pneu furado !!! heheheheeheh ... Lá se foram 20 min ... Mas antes mesmo de continuar , um dos BIKERS baixou a pressão , fiz o atendimento rápido com uma mixirica e um pacotinho de sal ( sorinho ) ... heheheheh ... Mas lá se foram mais 20 a 30 min ... Hehehehehehehe
O trecho dali pra frente tinham uma inclinação legal ... Uns trechos que raramente veículos motorizados estão transitando !!! Ao atingir o ponto mais alto de elevação (1.100mts) do pedal no kilometro 14, a vista do vale da Cordilheira Santana era de grande respeito, pois ali tínhamos 7km de descida ate o Rio Santana que estava com 670 mts nível do mar ... Depois de atravessar a ponte , já imaginou o que tínhamos pela frente né ... hehehehehehehe
Chegamos no vilarejo do TIGRE por volta das 9.30h (com uma hora de atraso devido imprevistos e pequenas paradas ) ... Uma Vila bem simples ... Paramos no primeiro comercio que vimos ... Uma pequena mercearia onde fomos muito bem recebidos com “ pão , queijo e salame “ heheheheh ... Alguns senhores nativos da região ali presente , onde conversou e nos passou muita informação histórica do local !!!
Saindo da vila TIGRE , fiz um desvio no trecho original justamente pra passar por dentro do “ Paeque do Campinho “ ... Mais conhecido como “ Gruta “ !!! Esse desvio foi necessário pra efetuar um corte de 8km no trecho original desenhado , justamente pra chegar mais rápido até o “ asfalto “ BR 476 !!! Porem ... Nossa entrada na “ Gruta “ foi pelos portões dos fundos da reserva ... Heheheheheheh ... Solicitamos a liberação de nosso acesso para uma moradora , já que o portão estava fechado e com cadeado ... heheheheh ... No pensamento geral é : O gente boa bate palma e pede autorização e o gente ruim pula sem falar nada ... hehehehehehe
Com a autorização , seguimos por uma estradinha muito bem conservada , restrita pra passagem de veículos motorizados , mas pra passar de BIKE , me senti como se estivesse nas estradinhas dentro da Guaricana e da Chaminé !!! hehehehehehe ... Alguns vídeos dessas estradinhas foram publicados com este mesmo perfil do Cicloturismo Curitiba MTB !!!
Uma breve pausa no parque ( que é fechado para visitação aos finais de semana por estar em momento de preservação ambiental ) ... Como entramos pelos fundos ... Só fomos saber que o Parque estava fechado depois que pulamos os portões da entrada principal ( da frente ) ... heheheheheh ... Lá tinha muitos avisos com informações de datas e horários pra visitação !!!!
Enfim ... Chegamos no asfalto da BR 476 ... Já eram 11h da manhã e tínhamos apenas 40km pedalado ... Bem exato neste ponto no asfalto , é um tipo de Cruzamento da saída da Gruta com a estrada principal para a vila de Ouro Fino e a Colonia Marques de Abrantes (nosso objetivo) !!! Não precisamos pedalar nada no asfalto , apenas cruzamos a estrada de um lado para outro !!! Mas naquele momento , dos 08 BIKERS , um de nós soube decidir sabiamente entre “ continuar e atrasar a equipe ou desistir e se poupar “ ... Eram 32km até o centro da Cidade Bocaiuva ( onde os carros estavam ) !!! Nos despedimos e segui com o grupo ( agora em 7) pela estrada de chão por mais 25km ate a Colonia ... Uma das fotos mostra em um momento qdo um caminhão passou por nós deixando uma leve camada de poeira ... heheheheheheh ... Eu tive que registrar os BIKERS sumindo no meio da Nuvem ... hahahahahah ... A sensação era de ter posto terra direto na boca ... hahahahahahhaha
Nossa chegada na Colonia Marques de Abrantes foi registrada as 12h e 15 min ... Engraçado que passamos por três comércios ( mercearia / mercadinho ) e todos fechados para o almoço !!! hehehehehehe ... Nosso objetivo era fazer o ponto de apoio no Mercadinho Sestrin ( da Dona Bia e do amigo Galego , meus conhecidos de longa data ) ... Mas como o mercadinho estava fechado pro almoço , tivemos que mudar nossa programação e paramos no “ BAR DO OLIVEIRA “ ... Comerciantes Nativo local muito humilde , nos atendeu com toda atenção e nos incentivando retornar sempre que houvesse interesse !!! Afinal , essa Colonia Marques de Abrantes é uma colônia muito , mas muito retirada da área urbana em geral ... Eu chego comparar a Colonia Castelhanos ( de SPJ ) de tão distante e com acesso difícil pelas estradas rurais ainda mais por ambas estarem dentro de região de Mata Atlantica !!!
O papo tava bom , mas as 12h e45min tivemos que retornar ao trecho ... Afinal , como o objetivo concluído ( visitar a Colonia Marques de Abrantes ) , ainda tínhamos apenas 50km de estradas precárias pra retornar ... heheheheheh ... Nosso retorno foi por região de estradinhas planejadas para plantação de Pinus e tbm por estradinhas isoladas e muito antigas passando pela Mata Atlantica (próximo a Reserva Florestal Parque das Lauráceas ) !!! Os primeiros 15km após sair da Colonia Marques de Abrantes ... Afffffff , que pirambeira !!! hehehehehehe ... Trecho com uma grande oscilação de sobe e desce em terra muito úmida !!! Uma descida dentro que na hora foi batizada como “ aquela descida do pinus “ era tão íngreme que a bike dava DRIFT com ambos pneus ... heheheheheh ... Foi uma descida tensa com auto risco de acidente ( a única do percurso com grau bem técnico ) !!! Fizemos uma breve parada antes mesmo de chegar na sede da Fazenda Palmeirinha ... Lugar de grande beleza natural e onde fica o Rio Patunã ( Limite dos Municipios de Tunas com Bocaiuva ) !!! Sensacional !!!
Após passar pela sede da Fazenda ... A estrada ficou mais larga ( bem mais larga ) e o trecho começou a cooperar conosco não judiando com muitas subidas longas ... O ritmo do grupo desenvolveu melhor e a media voltou a subir ... Como tivemos diversos imprevistos no inicio do pedal , tínhamos que tirar a diferença pra não chegar muito tarde !!! Afinal , o trecho original eram 118 e já tínhamos reduzido pra 110 !!! Da sede da Fazenda pedalamos por 20km sem parar até o primeiro comercio da Região do bairro SERRO LINDO !!! Abastecemos com bebida , dividimos entre nos os suprimentos de comida que tínhamos e seguimos o trecho passando pelo Bairro CABEÇA D’ANDA ( conhecido pelos moradores como Antinha ) e logo a região começou apresentar sinal constante de veículos e casas ... hahahahahah ... Porque esses últimos 15km foram os mais tensos no psicológico dos 07 bikers ... Eu tentei manter o ânimos tentando fazer “ brincadeiras “ conversando com os BIKERS , mas ninguém queria conversa ... hahahahahah ... Todos queriam o “ teletransporte “ ate o Carro ... heheheheh ... Ou melhor ... Todos queriam mesmo o “ teletransporte “ pro sofá , com banho tomado , cobertinha e netflix ... heheheheheheheheh
As 16.30h chegamos nos carros !!! Ufa ... Que pedal sensacional !!! Foram 10 horas de pedal ... Sendo 8 de movimentação constante e 2 horas de paradas gerais !!! A altimetria marcada chegou quase aos 2.500mts acumulados pelo Garmin ... Marquei com o Wikilok e o mesmo registrou 2.200 mts ... Já os demais bikers que utilizaram o “ STRAGA “ todos superaram os 3.600 ... heheheheheh ... Mas independente os registros ... Quero agradecer a todos BIKERS que aceitaram o desafio ... Experiencia única ... Trecho que raramente existem BIKERs pedalando !!! Obrigado Gurizada ... Segue previa das fotos que consegui tirar da nossa aventura !!!!