Mogi das Cruzes • Biritiba Mirim • Volta das Represas • Casarão do Chá (44Km)

Photo ofMogi das Cruzes • Biritiba Mirim • Volta das Represas • Casarão do Chá (44Km) Photo ofMogi das Cruzes • Biritiba Mirim • Volta das Represas • Casarão do Chá (44Km) Photo ofMogi das Cruzes • Biritiba Mirim • Volta das Represas • Casarão do Chá (44Km)

September 17, 2023
September 2023

near Bairro da Estiva, São Paulo (Brazil)

Volta das Represas do Rio Jaguari e Rio Biritiba-Mirim + Casarão do Chá

Iniciamos o pedal no Pesqueiro do Trevo.
Estacionamos os carros lá, o local é seguro, e ainda pudemos utilizar os banheiros.
No término do pedal almoçamos no restaurante do pesqueiro que serve comida muito saborosa a preços justos.

Trajeto com terreno misto de terra e asfalto, sendo logo no início estrada de terra com cascalhos, intercalando com trechos de asfalto, e outros trechos de terra que estavam sendo trabalhados para receber asfalto.. Em breve boa parte do percurso passará a ser de asfalto.

O percurso é bem arborizado e oferece boas zonas de sombra para pedalarmos com maior conforto. Não tem grandes subidas longas ou difíceis, existem poucas subidas um pouco mais fortes, porem são curtas. Tecnicamente não oferece dificuldade e praticamente qualquer ciclista consegue fazer esse pedal, até mesmo iniciantes, desde que tenham condicionamento físico para percorrer os 44Km do percurso.

As paisagens beirando as represas são o ponto forte do pedal, com visual muito bonito da agua refletindo a luz do céu, muitos pássaros cantando pela manhã, o contato com a natureza.. o percurso todo é agradável. Além da companhia do belo visual das represas por longos trechos do pedal, passamos por diversas plantações de frutas e verduras ao longo do caminho.

Atenção em alguns pontos do percurso:

- Km 10,4: Precisa atravessar a pista da rodovia para seguir a rota. Desmonte da bike e atravesse a pista empurrando a sua bike, com cuidado, pois há uma guia elevada dividindo as pistas da rodovia.

- Km 27,1: Bar e Mercearia Dona Maria - parada para hidratação, abastecimento e banheiros. (Não aceita cartão de débito/crédito, recebe apenas Pix ou dinheiro em espécie)

- Km 29,3: Pedalar na Rodovia Mogi-Salesópolis por uns 6,5 Km, trecho plano, fomos pelo acostamento e não houve problema, mas sempre merece atenção ao pedalar em estradas, mesmo que seja no acostamento da pista.

Depois de pedalar pela rodovia entramos a esquerda no Km 35,8 na rotatória que dá acesso a Estrada do Nagao (asfalto) e Estrada do Chá (terra), seguimos pela via de terra na estrada do chá até chegarmos no Casarão do Chá. Famoso ponto turístico e cultural da região. O casarão possui estilo próprio de construção e arquitetura com grande influência da imigração japonesa. Experiente o chá de Hibisco, muito bom!

Obs: O Casarão do Chá abre somente aos DOMINGOS.

Depois de conhecermos o Casarão seguimos em frente pela rota até chegarmos novamente no Pesqueiro do Trevo, onde almoçamos. Sentamos num deck de madeira, coberto, na beira do lago. O local é simples, porém muito agradável. Pedimos filé de Tilápia com arroz, feijão e fritas. Tudo uma delícia!

Nossa turma gostou bastante desse pedal, pelo visual bonito das represas, pelos trechos com sombra das estradas, pela altimetria moderada e pela facilidade técnica do pedal.

É uma rota bacana que passa pelas duas represas da região e pelo principal ponto cultural de Mogi, que é o Casarão do Chá. Pedal recomendado!

Terreno: Terra / Asfalto
Distancia total: 44Km
Altimetria acumulada: 440m (Wikiloc) / 560m (Strava)

Pedal Juntos e Misturados - SP
Contato (11) 98165-1500 Eduardo

*********************************************
GOSTOU DO PEDAL? AVALIE ESTA TRILHA!

Amigo ciclista: Se você usou esse track/GPX para fazer seu pedal, por favor FAÇA A AVALIAÇÃO da trilha ou escreva um comentário. Não custa nada para você. Para mim, vai ajudar na classificação da trilha no Wikiloc para que eu possa continuar disponibilizando trilhas bacanas para vocês curtirem!

> Como avaliar corretamente os 4 itens da trilha no Wikiloc:

INFORMAÇÕES: Informações fornecidas pelo criador da trilha: Descrição da rota, fotos, pontos de passagem.

FÁCIL DE FAZER: É fácil de fazer esta trilha sem se perder? Trata-se da facilidade em seguir a rota pelo aplicativo (Não se trata da dificuldade ou nível de esforço físico que você teve para fazer esse pedal)

PAISAGEM: A paisagem ao redor é interessante? Como é o visual desse pedal?

DIFICULDADE TÉCNICA: Avalie a dificuldade técnica da trilha, não o esforço físico.

Valeu! Um abraço!
Eduardo Colasuonno

PictographProvisioning Altitude 2,470 ft

Obs. NÃO aceita cartão de débito/crédito, recebe apenas em dinheiro ou Pix.

Pico

Casarão do Chá

• Photo of pedaljuntosemisturados
    pedaljuntosemisturados Sep 18, 2023

Bela trilha beirando as represas da região, com bastante sombra para pedalar, trajeto misto de terra com alguns trechos de asfalto. Visitamos o tal Casarão do Chá. Bem legal! Gostamos muito.

• andre piazzon Oct 12, 2023

linda trilha, ótimo caminho

• Photo of doidos por BIKES
    doidos por BIKES Jan 8, 2024

Pedal muito bonito principalmente na região das represas onde está grande parte da área arborizada do pedal. Infelizmente para nós ciclistas estão asfaltando grande parte desse percurso, porém para os moradores é uma benfeitoria. No final visitamos o casarão do chá e comemos uma pizza bem gostosa lá vale a pena.