Moeda - Belo Vale - Santana - Moeda

Photo ofMoeda - Belo Vale - Santana - Moeda Photo ofMoeda - Belo Vale - Santana - Moeda Photo ofMoeda - Belo Vale - Santana - Moeda

May 12, 2014
May 2014

near Moeda, Minas Gerais (Brazil)

Trilha saindo da estação ferroviária em Moeda.
Tranquilo para estacionar e no domingo pela manhã havia lanchonetes e padarias abertas para fazer um bom lanche.

Segue-se sentido Belo Vale, optamos por pegar estradas de terra paralelas à estrada asfaltada (do km 1,2 até km 6,3), com isso cometemos alguns erros. Depois de um trecho (asfalto ou terra) segue-se via estrada de terra até Belo Vale.

Atravessa-se Belo Vale, passa pelo viaduto no centro da cidade, rodoviária e saí sentido Igreja de Santana e Moeda.

Ao sair de Belo Vale segue-se por estrada de terra. No km 24,5 há uma pequena queda d'água e um poço bom para banho.

Até a Igreja de Santana o caminho é por estrada de terra, há apenas uma subida um pouco cansativa. A igreja é uma construção simples, típica construção religiosa do interior. Ela fica no alto de um morro com uma linda vista da região.
Depois da igreja de Santana uma boa descida, requer cuidado.
Os últimos 8km são bem planos passando ao lado do rio Paraopeba e a linha de trem. Tomar cuidado com o túnel de trem pois tem que andar sobre os dormentes, o que faz trepidar muito, é escuro e úmido em alguns pontos.

Desconsiderar os trechos de erro km 1,2 até 2,8. E km 4,2 até 5,5

Maior parte do passeio é em estradas de terra de pouco movimento de carros, pequenos trechos em asfalto, pequenos trechos em single track margeando a linha de trem e um túnel de trem de cerca de 400m para atravessar.