Mauá da Serra, achando desvios do asfalto

Photo ofMauá da Serra, achando desvios do asfalto Photo ofMauá da Serra, achando desvios do asfalto Photo ofMauá da Serra, achando desvios do asfalto

December 2, 2020
December 2020

near Mauá da Serra, Paraná (Brazil)

Fiz uns desvios. Desconfie sempre de desvios. Geralmente, vão passar por onde não pode passar...

Tive de cortar uma plantação de soja. Lógico. Desci da bike e empurrei pelo trilho de terra pra não desrespeitar a propriedade alheia pisando seu cultivo. Deu pra ver o leito do que seria a estrada antiga e desativada...
(Eu sempre usei aplicativos de mais e GPS pra sair assim.. Sem runo, com localização em tempo real)

Deu numa propriedade. Again. Porteira amarrada, mas não trancada. Passei. Amarrei de volta, pedalei seguindo. Já dava pra ver o asfalto onde eu tinha de chegar. Uns 200m.

Faltando uns 100m ... Latidos. Olhei pra trás, vinha vindo. Solto e gigante. Conversei com ele de longe e sem parar de pedalar. Era descida e deu pra eu dar um carreirão. Escapei!

Yes!

No asfalto, que não era hora de ir pra ele, eu que sempre tô equipada de farol e roupa pra pedalar, não estava. Farol, um dos dois que carrego, sem bateria. O outro... Ok! Atravessei o asfalto pra chegar na tal estradinha. Entrei.

Avistei de longe. Arre égua! 18h. Meia hora pra escurecer e eu querendo me aventurar numa estradinha nova, de parede, no meio do mato?

Não.

Já foi o tempo de ir, ir, ir. Agora é o tempo de saber dar meia volta dar. Fica pra outra. Haverão outras.

Voltei pra estrada na mão. Liguei todos sinalizadores do capacete, o farol no pisca, saquei a blusa corta-vento rosa cheguei e segui.

Não gosto de pedalar em estrada, rodovia. Desvio o que puder. A terceira faixa é sempre pra inglês ver. Terceira faixa é sinônimo de ZERO ACOSTAMENTO. Já perceberam? Arrepia quando vejo isso. Até tento ir pra lá do asfalto quando tem uma terra, u gramado plano. O que não é o caso, na maioria das vezes.

Por fim, rapidinho, cheguei no trevo que entra pelo acesso tradicional para o lugar de onde sai. Nada de desvios pra voltar, né!

A parte mais legal foi chegar de volta e percorrer as trilhas da propriedade! Desde gramado, pedra, terra, gravetos cascas e galhos de eucalipto caídos e túneis de árvores infinitos.

Foi um pedalzin pra girar só um pouquinho.

É por isso que prefiro sair equipada sempre. Porque se resolvo dar uma esticadinha... Já era.

Estrada para estradinha de terra