Ecovia de Rio Tinto, Prelada e Gondomar

Photo ofEcovia de Rio Tinto, Prelada e Gondomar Photo ofEcovia de Rio Tinto, Prelada e Gondomar Photo ofEcovia de Rio Tinto, Prelada e Gondomar

August 15, 2022
August 2022

•   4.7 1 review

near Massarelos, Porto (Portugal)

Ecovia de Rio Tinto, Prelada e Gondomar

Descrevemos um percurso circular efetuado em bicicleta BTT que utiliza várias ciclovias e ecovias na cidade do Porto, Rio Tinto e Gondomar.
A principal atração é naturalmente a ecovia de Rio Tinto uma via com mais de cinco quilômetros de extensão e 3 ou 4 anos de existência.

A ecovia de Rio Tinto tem início no centro da cidade e termina na Rotunda do Freixo; percorre sempre ao lado do rio com o mesmo nome. De início com cariz urbano, vai passando a ambiente rural, para mais perto da Foz, no Rio Douro, ganhar um belo enquadramento natural.

O rio Tinto já foi um rio que no passado atraía pescadores, lavadoras e agricultores que utilizavam os diversos moinhos que ali se encontravam, nos seus 12 kms de extensão.
O rio nasce na região de Ermesinde, concelho de Valongo e vai desaguar no rio Douro, bem próximo da ponte do Freixo.

O nosso percurso teve inicio na Rotunda da Boavista, passamos no Carvalhido, entrando pouco depois na Ciclovia da Prelada, via larga, em piso betuminoso que atravessa a VCI e acaba na Estrada da Circunvalação (EN 12), no cruzamento com a avenida das Congostas. Continuamos pela estrada da Circunvalação, passamos no Monte dos Burgos, cruzamento do Amial, Hospital de São João, cruzamento da Areosa.
Após a Areosa, na primeira rotunda vira-se à esquerda e continuamos em direcção ao Centro de Rio Tinto. Passamos pelo Parque Urbano da Cidade de Rio Tinto e logo depois tem inicio a Ecovia de Rio Tinto.
A Ecovia de Rio Tinto dirige-se para Sul e segue sempre o Rio com o mesmo nome, quer pela margem direita, quer pela esquerda. O piso é na sua maioria em piso betuminoso e passadiço de madeira. Adiante entra na zona mais oriental da Cidade do Porto e passa pelo Parque Oriental da Cidade do Porto e termina, como atras referido, na Rotunda do Freixo.
Na Rotunda continuamos em direção leste. Entramos na EN 108 (EN Porto-Entre-os-Rios), mas saímos logo asseguir em direção à Marina do Freixo. Aqui, tem inicio a uma Ecovia, que ao entrar no Município de Gondomar, toma a designação de Ecovia do Polis de Gondomar que se desenvolve na margem direita do Rio Douro durante quase 3 Km e termina no Núcleo Histórico de Gramido, Freguesia de Valbom, uma centena de metros depois da Casa Branca de Gramido.
O regresso foi feito pela EN 108. Na Rotunda do Freixo continuamos pela marginal do Rio Douro, passamos na Ribeira do Porto, e continuamos na marginal do Douro até à Foz.
Seguimos pela ciclovia da Frente Marítima do Porto até ao Castelo do Queijo e daqui continuamos pela ciclovia da Avenida da Boavista até à Rotunda, terminando assim o nosso percurso.

A Rotunda da Boavista ou Praça Mouzinho de Albuquerque, deve o seu nome a Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque. A estátua que lá se encontra, o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular (que uniu os portugueses e os ingleses contra os exércitos de França, de Napoleão), é da autoria do do escultor Alves de Sousa e do arquitecto Marques da Silva e foi inaugurada em 1951. Com 45 metros de altura, este monumento é caracterizado por um leão, símbolo da bandeira inglesa, que está a pisar uma águia, símbolo do império de Napoleão Bonaparte. A base é rodeada por soldados esculpidos em granito.

Boa pedaladas

Photo ofRotunda da Boavista e monumento e Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular Photo ofRotunda da Boavista e monumento e Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular

Rotunda da Boavista e monumento e Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular

Photo ofEcovia da Prelada e viaduto sobre a VCI Photo ofEcovia da Prelada e viaduto sobre a VCI Photo ofEcovia da Prelada e viaduto sobre a VCI

Ecovia da Prelada e viaduto sobre a VCI

Areosa

EN 15

Photo ofEcovia de Rio Tinto e pormenor do caminho Photo ofEcovia de Rio Tinto e pormenor do caminho Photo ofEcovia de Rio Tinto e pormenor do caminho

Ecovia de Rio Tinto e pormenor do caminho

Ecovia E ponte sobre o rio tinto

Ecovia e Parque

Parque oriental da cidade do Porto

Rotunda do Freixo e fim da Ecovia

Photo ofMarina do Freixo e Início da Ecovia Gondomar Photo ofMarina do Freixo e Início da Ecovia Gondomar Photo ofMarina do Freixo e Início da Ecovia Gondomar

Marina do Freixo e Início da Ecovia Gondomar

Rio Douro

Palácio do Freixo

Photo ofRio Douro, Hotel Pestana Douro e pontes sobre o rio Douro Photo ofRio Douro, Hotel Pestana Douro e pontes sobre o rio Douro Photo ofRio Douro, Hotel Pestana Douro e pontes sobre o rio Douro

Rio Douro, Hotel Pestana Douro e pontes sobre o rio Douro

Boa rota!

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jul 21, 2023

Obrigado Gustassifon pelo comentário e avaliação