Activity

Linha do Corgo (Peso da Régua - Chaves)

Download

Trail photos

Photo ofLinha do Corgo (Peso da Régua - Chaves) Photo ofLinha do Corgo (Peso da Régua - Chaves) Photo ofLinha do Corgo (Peso da Régua - Chaves)

Author

Trail stats

Distance
63.09 mi
Elevation gain
4,111 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,212 ft
Max elevation
2,425 ft
TrailRank 
37
Min elevation
243 ft
Trail type
One Way
Time
7 hours 19 minutes
Coordinates
12020
Uploaded
April 24, 2022
Recorded
April 2022
Share

near Juncal de Cima, Vila Real (Portugal)

Viewed 247 times, downloaded 11 times

Trail photos

Photo ofLinha do Corgo (Peso da Régua - Chaves) Photo ofLinha do Corgo (Peso da Régua - Chaves) Photo ofLinha do Corgo (Peso da Régua - Chaves)

Itinerary description

Ecovia da Linha do Corgo (Peso da Régua - Chaves)
1) Saída da Estação do Peso da Régua, com tempo cinzento, mas com uma temperatura agradável.
Os primeiros 6 km foram feitos em estrada com asfalto. Seguimos a estrada N 313 até à Quinta dos Avidagos, aí viramos à esquerda e entramos na Linha do Corgo. A entrada é complicada, temos de descer a pique, cerca de 100 metros entre as vinhas.
2) A partir deste ponto são cerca de 22 km de piso bastante duro. Estamos a falar de partes onde existem muitas pedras soltas, mais parecendo gravilha. A juntar ao piso temos cerca de 45 km sempre em subida constante entre os 1% e os 4%.
3) O percurso até Vila Real é praticamente todo neste tipo de piso, com muitas pedras soltas. Durante o percurso tivemos oportunidade de observar lindas paisagens dignas do nosso lindo Portugal.
4) Em Vila Real parámos junto de uma ponte sobre o Rio Pequeno e aproveitamos para almoçar. Ao entrar em Vila Real o piso definitivamente melhorou, deixamos de ter gravilha e passamos a ter no percurso da cidade ecopista asfaltada e à posterior terra batida. No percurso entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, encontramos enormes rectas, que psicologicamente começam a pesar indirectamente nas pernas.
6) E eis que chegamos a Vila Pouca de Aguiar. à Entrada tivemos dificuldade em seguir pela antiga Linha do Corgo, pelo simples facto de esta já não existir, tivemos assim de seguir pela estrada, para o centro da cidade. Convém referir que as sinaléticas são nulas, sendo difícil encontrar um caminho que já não existe. Depois de passarmos pelo centro, fomos em direcção ao Complexo Desportivo de Vila Pouca de Aguiar. Mais uma vez a identificação da Linha do Corgo, não existe. Decidimos seguir 3,2 km na N2 e apanhamos novamente a Ecovia virando à esquerda para a rua do fundo. Retomamos a Ecovia da Linha do Corgo seguindo até Pedras Salgadas.
7) Em Pedras Salgadas paramos para postar para a fotografia, ao Km 30, da N2. A partir daqui até Chaves o percurso divide-se em ecopista e piso de terra batida, no entanto, bastante ciclável. Entre Pedras Salgadas e Chaves o percurso segue pelas montanhas dando uma volta enorme, mas com paisagens bastante bonitas. A determinada altura deixamos de seguir a ecopista do Corgo e passamos a seguir a Linha do Tâmega. De Vila Pouca de Aguiar até Chaves o percurso é relativamente fácil, sem grandes subidas e sempre com bom piso.

Comments  (1)

  • Photo of ADMUNSEN
    ADMUNSEN Apr 5, 2024

    Gracias por la informacion,estoy preparando una ruta a Santiago de Compostela y me viene muy bien.

You can or this trail