Joaquim Felício: Circuito PE Serra do Cabral

Photo ofJoaquim Felício: Circuito PE Serra do Cabral Photo ofJoaquim Felício: Circuito PE Serra do Cabral Photo ofJoaquim Felício: Circuito PE Serra do Cabral

January 9, 2019
January 2019

near Joaquim Felício, Minas Gerais (Brazil)

Circuito pelo alto da Serra do Cabral, saindo da cidade de Joaquim Felício, no Norte de Minas Gerais.

COMO CHEGAR:
O ponto inicial do circuito é no centro da pequena cidade de Joaquim Felício, localizada na região norte do estado de Minas Gerais. O principal acesso é pela rodovia BR-135. A cidade está a aproximadamente 300km da capital Belo Horizonte, 140km de Montes Claros e 130km de Curvelo.

Para mais informações sobre como chegar ao ponto inicial, utilize a ferramenta "Como chegar pela estrada a este local" (Get driving directions to this location).

A TRILHA:
Utilizamos como estacionamento a área em frente a Secretaria Municipal de Saúde de Joaquim Felício, uma área ampla e com sombra. Após alguns metros pela rua principal, dobramos à direita na praça e seguimos para o norte por uma estrada de terra.

A estrada segue por relevo suave até a passagem pela ponte, que é o ponto de menos altitude do circuito. A partir daí começa uma longa e pesada subida rumo ao topo da Serra do Cabral. A estrada está bem conservada e facilita a subida, que possui mais de 400 metros de desnível. É importante estar atento ao movimento de veículos no local, principalmente dos caminhões e carretas que descem a serra carregados de madeira.

Já próximo dos 1.000m de altitude a subida fica um pouco mais suave e assim permanece até o top. Ao final da subida, a estrada passa a descrever um ligeiro declive e passa por uma das áreas mais bonitas da rota. Do lado direito visual para a depressão do Rio São Francisco e Serra do Espinhaço, do lado esquerdo, bem próximo, as morrarias quartzíticas do alto da Serra do Cabral com seus sítios arqueológicos.

Adiante um pequeno aclive e uma bifurcação, onde qualquer dos caminhos podem ser seguidos. Depois de uma descida mais forte tem início um outro aclive, mas somente um trecho curto dele é mais acentuado. No trecho que antecede essa segunda subida, há disponibilidade de água nas nascentes que escorrem ao lado da estrada.

Nos campos do alto da serra segue-se por um aclive suave, numa longa reta com amplo visual. Mais a frente há uma cancela branca do lado esquerdo da estrada e duas placas sobre a unidade de conservação da Serra do Cabral. Neste ponto é preciso deixar o estradão e passar por essa cancela, há uma passagem estreita do lado esquerdo, tendo em vista que a cancela está trancada com cadeado.

A estradinha segue em ligeiro declive, cortando um trecho de cerrado e com bom visual dos campos no fundo do vale. No meio da descida, que é suave, há uma tronqueira. Logo após chega-se a um rancho e a estradinha continua à direita. Mais a frente há uma outra tronqueira, mas antes é preciso atravessar um pequeno alagado, ponto bom para tomar água e se refrescar.

Depois da tronqueira é preciso atravessar um pequeno morrote para chegar ao leito do rio, ponto bom para banho.

Do outro lado do rio a estradinha continua por um terreno mais arenoso, em ligeiro aclive. Quase ao fim da subida há uma bifurcação, onde é preciso tomar o caminho da esquerda, com aparência de menos utilizado. O caminho da direita tem saída para os lados de Augusto de Lima.

Depois de vencer o restante do aclive, passando pelo ponto culminante do circuito, com 1.199m de altitude. A estradinha segue cortando um trecho de cerradinho bem arenoso, com alguns pontos difíceis de pedalar. O ideal é ir cortando caminho pelas trilhas que surgem paralelas a estradinha, onde a areia está mais firme.

Ao se aproximar do rio, a estradinha fica menos arenosa e é preciso enfrentar um ligeiro aclive até o ponto de entrada num single track, de onde a trilha segue em declive até chegar em mais um rancho no alto da serra.

Após o rancho é preciso cruzar um riacho, outro ponto de água da rota. O caminho agora segue por uma trilha muito arenosa e em aclive, praticamente impossível de pedalar. O trecho de empurra/carrega bike tem aproximadamente 1km de extensão. Depois de vencer a subida e a descida (que é bem técnica com diversos degraus, muito difícil de descer montado), chega-se a uma área baixa e estável, onde é possível retomar o pedal.

Logo adiante é preciso atravessar uma tronqueira e a estradinha ressurge. Antes de iniciar a descida para Joaquim Felício é preciso enfrentar uma última subida, já próximo das antenas. A descida de retorno é bem acentuada, com muito cascalho solto e curvas fechadas, que demandam bastante atenção e menos empolgação. No entanto o movimento de veículos neste trecho é pequeno, o que dá mais tranquilidade.

OBSERVAÇÕES:

- Trilha de dificuldade moderada, qualquer ciclista com alguma experiência não terá muitas dificuldades. No entanto é preciso estar atento ao trecho de aprox. 1km de empurra bike.

- Recomenda-se realizar este circuito no sentido anti-horário. Realizando no sentido horário a subida da serra será mais difícil, pelo maior desnível e pelas características do terreno, que tem muito cascalho solto. O trecho de empurra bike pode ser maior também, tendo em vista que pegará uma estradinha muito arenosa em aclive.

- Poucos trechos sombreados durante o percurso, protetor solar é item obrigatório.

- Não há qualquer ponto de apoio ao longo da rota. Há sinal de telefone celular, principalmente nos trechos de beira de serra (operadora VIVO).

- Boa oferta de água ao longo do caminho.

- Você estará passando por trechos do Parque Estadual da Serra do Cabral. LEVE SEU LIXO DE VOLTA!