Photo ofISMAI - Trilho 3G - Castro de Alvarelhos - descida Make BTT great Again - trilho do cogumelo venenoso. ISMAI Photo ofISMAI - Trilho 3G - Castro de Alvarelhos - descida Make BTT great Again - trilho do cogumelo venenoso. ISMAI Photo ofISMAI - Trilho 3G - Castro de Alvarelhos - descida Make BTT great Again - trilho do cogumelo venenoso. ISMAI

2030
February 21, 2024
February 2024

near Castelo do Maia, Porto (Portugal)

Trilha circular a partir do Castelo do Maia, ISMAI.
Percurso não sinalizado é necessário uso de GPS.
Volta de bicicleta de BTT por alguns dos melhores trilhos da zona do Castêlo da Maia.
Este percurso também pode ser efetuado a pé.
Segui do ISMAI em direção à quinta dos Kiwis, utilizei um trilho pouco conhecido para chegar quase ao estradão que liga à fábrica do papel.
Subi junto à quinta do Alemão, após chegar à estrada Nacional 318, vira-se à direita para se iniciar a descida do trilho 3G
Também se pode e já subi várias vezes este trilho, mas iremos descer o trilho 3G, é mais divertido e fácil.
Trilho construído pelo pessoal do Fly BTT, a meio da descida existe uma pequena passagem inferior, onde foi colocado um sofá e uns estendais, onde o pessoal pode colocar fotos, do seu grupo ou de si próprio a práticar desporto.
O trilho 3G, para ser efetuado sempre em cima da bicicleta requer alguma técnica e destreza do ciclista.
Um trilho que gosto de fazer a toda a velocidade, pois são inúmeros os obstáculos, pequenos saltos.
Também pode ser feito muito devagar e apreciar o trilho.
( Se não tem a técnica necessária para o fazer em cima da bicicleta e com velocidade o mais sensato é desmontar e fazer com a bicicleta á mão.)
Mais à frente, subimos o empedrado da rua Sobre Sá, em direção ao castro de Alvarelhos.
Esta pequena subida dá para transpirar.
Uma volta pelo castro de Alvarelhos, descemos e vamos passar na pequena ponte do trilho 3G, só que desta vez por cima.
Esta zona é um caminho florestal largo e muito bonito.
Subimos á direita, por mais um trilho construído pelo pessoal do Make BTT great Again.
Junto à fábrica do papel, descemos paralelos á quinta do Alemão.
Vamos utilizar a pequena pista de Downhill construída pelo pessoal do Make BTT great Again, têm escapatórias em todos os saltos, é muito divertido fazer este percurso e muito fácil, é só passar ao lado dos saltos para quem não conseguir saltar.
De seguida, entramos no trilho do cogumelo venenoso, um trilho estreito e fundo, mas muito divertido e fácil de fazer.
Daí, seguimos em direção ao miradouro da antiga pedreira, local de onde se consegue ver o mar.
Vamos passar pelo marco da divisão dos conselhos da Maia e de Vila do Conde, com a data de 1612.
Continuamos pelos trilhos da antiga pista de XCO de Gemunde. ( As vezes que já passei nestes trilhos durante as provas e o que já aqui sofri)
Mais uns caminhos florestais e estamos novamente no ISMAI

Para quem estiver habituado a andar de bicicleta é um percurso fácil, é um percurso equilibrado com descidas, subidas, trilhos não muito técnicos.
Este percurso dá para fazer a pé, já o fiz várias vezes a caminhar.

- Castro de Alvarelhos (7.1 km)

Túnel 3G

Castro de Alvarelhos

Photo ofInício da pista Make BTT great Again Cuidado Photo ofInício da pista Make BTT great Again Cuidado Photo ofInício da pista Make BTT great Again Cuidado

Início da pista Make BTT great Again Cuidado

Photo ofInício do trilho do cogumelo venenoso cuidado Photo ofInício do trilho do cogumelo venenoso cuidado Photo ofInício do trilho do cogumelo venenoso cuidado

Início do trilho do cogumelo venenoso cuidado

Panorama para o mar

Photo ofMarco de divisão de concelhos com a data de 1612 Photo ofMarco de divisão de concelhos com a data de 1612 Photo ofMarco de divisão de concelhos com a data de 1612