Hospital Don Helder - Capela Sto Antonio do Monte - Gurjau

October 4, 2020
February 2001

near Manoel Vigia, Pernambuco (Brazil)

Queria ligar alguns pontos qdo tracei esta trilha:
- A Capela de Sto Antônio do Monte;
- O casarão do canavial que foi reformado e está todo branco;
- Rever a vista incrível do vale do Rio Pirapama;
- Saber como estavam as represas Sapupema e Gurjau depois do longo inverno de 2020;
- Passar na trilha da margem do Gurjau, aquela que já considerei a melhor trilha de Mata Atlântica da região;

Cap. Aillton e eu saímos do Hospital Don Helder e conseguimos cumprir os requisitos acima.

Tanto a vista a partir da Capela quanto aquela da subida na lateral da mata são deslumbrantes. Uma ponto a destacar é que os escaladores vão gostar de começar uma trilha na qual já sobem duas ladeiras de respeito logo no começo da trilha.

Entretanto, o ponto negativo é o longo trecho no meio do canavial. É cansativo e a "lua " estava de torar.

Vale ressaltar que a trilha já não é mais a mesma. Além de ainda não ter secado do inverno, trazendo muita lama, mas principalmente, há muita vala estreita criadas pelas moto-cross. Uma pena!

A boa notícia mesmo foram as duas represas em cota máxima, inesquecível!