Activity

Honório - RA - Cruzado - Pico do Monge - Ouro Fino - Palmital - N. Borbolight - B. Gato - Mamoninha - Holocausto - 27 v

Download

Trail photos

Photo ofHonório - RA - Cruzado - Pico do Monge - Ouro Fino - Palmital - N. Borbolight - B. Gato - Mamoninha - Holocausto - 27 v Photo ofHonório - RA - Cruzado - Pico do Monge - Ouro Fino - Palmital - N. Borbolight - B. Gato - Mamoninha - Holocausto - 27 v Photo ofHonório - RA - Cruzado - Pico do Monge - Ouro Fino - Palmital - N. Borbolight - B. Gato - Mamoninha - Holocausto - 27 v

Author

Trail stats

Distance
63.34 mi
Elevation gain
8,228 ft
Technical difficulty
Very difficult
Elevation loss
8,228 ft
Max elevation
5,621 ft
TrailRank 
36
Min elevation
2,393 ft
Trail type
Loop
Time
10 hours 13 minutes
Coordinates
13935
Uploaded
July 7, 2021
Recorded
July 2021
Share

near Bela Fama, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 126 times, downloaded 6 times

Trail photos

Photo ofHonório - RA - Cruzado - Pico do Monge - Ouro Fino - Palmital - N. Borbolight - B. Gato - Mamoninha - Holocausto - 27 v Photo ofHonório - RA - Cruzado - Pico do Monge - Ouro Fino - Palmital - N. Borbolight - B. Gato - Mamoninha - Holocausto - 27 v Photo ofHonório - RA - Cruzado - Pico do Monge - Ouro Fino - Palmital - N. Borbolight - B. Gato - Mamoninha - Holocausto - 27 v

Itinerary description

Trilha se inicia na região de Honório Bicalho, passando pela estrada real, Rio Acima, subindo o estradão do Viana. Já no alto da serra, pega o estradão do Tangará sentido Cachoeira Chica Dona.

Já no estradão, segue por alguns quilômetros até o início da trilha para a Cachoeira do Cruzado. Possui percurso um pouco técnico. Atenção para a travessia de uma pinguela, em madeiras finas e de profundidade de mais de dois metros, ter cautela na passagem.

Na proximidade da dita cachoeira, após passa a ponte, tem duas estradas para sair da propriedade, eu escolhi a da esquerda, porém se for pela da direita, irá sair na mesma estrada que dá acesso a rodovia que liga até a mina de Capanema.

Chegando no asfalto, agora é uma longa subida até às proximidades da portaria da mina. Já próximo a ela, há uma estrada à esquerda que lá no alto, passa por baixo da estrada principal da mina. Ao se aproximar do pequeno túnel, pega-se um desvio a direita, subindo por uma pequena trilha, no mato, para passar pela cerca e acessar o interior da mina.

Já dentro da mina, segue pela estrada principal até certo ponto, ao fazer a curva à esquerda, prepare, pois será uma subida longa e dura pela serra até o topo. Já no alto, no topo da mina, haverá uma estrada à esquerda que lhe levará até o Pico do Monge, a 1753 metros de altitude, onde dali se tem uma ampla visão da região, sendo possível avistar o Pico Itabirito, Pico do Itacolomi, Serra do Caraça, entre outros.

Descendo do pico, segue sentido a Serra de Ouro Fino, trilha de minério solto, com alguns empurra bike e descidas rápidas, ao seu final, há uma parte mais técnica. Ter cautela pois boa parte da trilha é beirando o precipício, porém tem visual espetacular. Ao passar por uma mina d'água, inicia a subida para o distrito do Palmital, com uma subida bem dura antes de chegar ao estradão principal.

Já no estradão, seguimos em direção ao Bar da Cristina, um possível ponto de apoio se precisar. Dali, segue para a trilha Nova Borbolight, com trecho bem técnico em pedras, depois chegamos ao Morro do Careca, seguindo a trilha, passamos pela descida técnica do Mortal Kombat e pegamos a trilha Balaio de Gato até a bifurcação com a trilha de acesso a Mamoninha.

Está trilha apresenta um single track com trechos técnicos e ao seu final um pequeno empurra bike.

Terminada ela, pegamos a trilha do Escorpião que sai no portão que fica no final da trilha Computronix. Descemos no estradão em direção ao Bar do Amaro. Outro ponto de apoio se necessitar. Dali, pegamos a trilha de acesso a Holocausto, famosa trilha de downhill bem técnica e desafiadora. A qual termina na Cachoeira das 27 voltas. Aí, é só seguir a trilha até o estradão que dá acesso a Honório Bicalho.

Este percurso é bem desgastante, pois após subir muito e gastar boas horas de pedal, sua parte final consiste em muitos trechos técnicos que exigem da musculatura do corpo todo, que já está cansado. Mas apesar de tudo, é um bom desafio para quem quer sair da normalidade.

Comments

    You can or this trail