Honório Bicalho - Trilha Fumo

October 1, 2023
October 2023

near Honório Bicalho, Minas Gerais (Brazil)

A trilha inicia na Praça em Honório Bicalho, passa por Río acima e sobe para o Cachoeira da Viana, cachoeira do Índio e Cristais.
A entrada do Viana agora é paga , em 2023 o valor é de R$10 por ciclista e R$20 por pedestre.
O acesso da cachoeira do Índio (sinalizado na interseção) é uma trilha com muita erosão, não vale a pena ir de bike mas sim a pé.
Já a cachoeira do Viana fica ao lado da estrada e portanto de fácil acesso. Existe uma segunda entrada que, para quem vai de carro, fica mais perto (poucos metros de caminhada).

A trilha continua por uma subida longa e com muito empurra empurra, você pode optar por seguir para a cachoeira do Sol ou descer diretamente para a mata de pinheiros (Whistler).
O resto da trilha segue até a entrada da cachoeira do Mingu e depois segue por estradão para Honório Bicalho.

Viana waterfall (left, 2.2km) and Índio Waterfall (right 1.5km)

Path eroded, take your right to overcome it

PictographPayment required Altitude 3,617 ft

Entry point, R$20,00/person (2023 reference) . Best entry if you choose to come by car

PictographBridge Altitude 3,649 ft

PictographFauna Altitude 3,690 ft

The death lurks around you