Photo ofGuimarei, Vale de Pisão e Água Longa em BTT por caminhos de montanha - Santo Tirso Photo ofGuimarei, Vale de Pisão e Água Longa em BTT por caminhos de montanha - Santo Tirso Photo ofGuimarei, Vale de Pisão e Água Longa em BTT por caminhos de montanha - Santo Tirso

April 23, 2024
April 2024

•   5 7 Reviews

near São Tiago da Carreira, Porto (Portugal)

Guimarei, Vale de Pisão e Água Longa em BTT por caminhos de montanha

Publicamos um percurso em bicicleta BTT com início e final na igreja paroquial de Guimarei, concelho de Santo Tirso.
O objetivo deste percurso é chegar de bicicleta BTT a Água Longa através de trilhos de montanha.
O percurso desenvolve-se na freguesia de Guimarei e Água Longa, concelho de Santo Tirso podendo eventualmente tocar o conselho da Maia já que passa muito perto do aeródromo daquele concelho. No trajeto de ida, mais a oeste percorremos na totalidade percursos de montanha. Já no regresso, situado mais a leste, para além dos caminhos florestais, utilizamos também alguns arruamentos calcetados ou asfaltados das localidades.
Este percurso foi feito com base em mapas das cartas militares bem como com a aplicação Gaia GPS e ainda Wikilock. Durante o percurso tivemos que interromper o trilho previamente projetado por três vezes:
- Ao km 2,0 ocaminhão estava fechado com uma cerca e o maluquete viemos para trás e arranjámos Caminhos alternativos.
- Ao km 6,4 após uma pequena descida mas de forte inclinação, o caminho estava interrompido por uma vala profunda que nos obrigou a virar para traz e arranjar um caminho alternativo por norte
- Ao Km 14,6 Nova obstrução por um muro parcialmente em ruínas seguido de nova vala obstáculo intransponível que nos fez virar para trás e procurar novamente caminho alternativo, que não tivemos dificuldade.

O percurso utiliza na sua grande maioria caminhos florestais geralmente em terra batida, muitos deles já degradados com muita pedra solta. Alguns troços são talhados na própria rocha da montanha e portanto com piso muito irregular, por vezes polido e escorregadio nos dia húmidos e que exige uma cadência lenta.
Apresenta algumas subidas e descidas de forte inclinação, pelo que,
usando os critérios de dificuldade da BTT Cycling Portugal, classificaríamos entre moderado e difícil.

Durante 1500 ou 2000 m pedalamos junto a uma cerca que estava quase em mais de 50% de sua extensão caída no chão. Interrogamo-nos se seria uma cerca do aeródromo da Maia que se situava ali perto ou da urbanização do Vale do Pisão.
Mais tarde apercebemo-nos que era pertencente a urbanização. Falamos com os seguranças da urbanização e eles afirmaram que não havia qualquer problema em transitar pelo caminho utilizado. Apenas nos advertiram que não nos deveríamos aproximar da zona do golfe.

Classificação de níveis de dificuldade de BTT - Centro BTT de Valongo/Cycling Portugal:

FÁCIL Piso rolante, rijo ou asfaltado e largo.
Praticamente plano (declives inferiores a 10% com média inferior a 5%, sem obstáculos).
Cor verde

MODERADO Com pequenos obstáculos (altura <0,2m) e poucas passagens técnicas e carreiros (declives inferiores a15% com média inferior a 10%; piso firme ou estável).
Cor azul

DIFÍCIL Com diversos obstáculos, drops (altura ‹ 0,5 mts), passagens técnicas e subidas desafiantes (declives máximos > 15% com media inferior a 15%, piso muito variável).
Precisa de bom controlo de técnicas BTT e bicicletas de qualidade.
Cor vermelha

MUITO DIFÍCIL Bastante técnico com obstáculos grandes (altura › 0,5 ml e não evitáveis, e grandes subidas (declives máximos > 20%, piso imprevisível). Só para praticantes com bastante experiência e elevada preparação, com bicicletas de qualidade.
Cor preta

O percurso aqui partilhado é meramente indicativo, podendo conter erros de traçado, passar em propriedades privadas, ter passagens perigosas ou tornar-se impraticável por razões várias, pelos quais declino toda e qualquer responsabilidade. É também da responsabilidade de quem o realiza tomar todas as medidas necessárias à realização do percurso/atividade em segurança.

Boas pedaladas

PictographReligious site Altitude 630 ft

Local religioso

PictographFountain Altitude 764 ft

Frente Esquerda

Photo ofFrente direita. Os outros caminhos são maus Photo ofFrente direita. Os outros caminhos são maus Photo ofFrente direita. Os outros caminhos são maus

Frente direita. Os outros caminhos são maus

Esquerda

Descida com a bicicleta a mão

Esquerda vai para a urbanização vale de pisao

Urbanização vale do Pisão

Adiante Entramos em estrada calcetada

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Apr 27, 2024

Una ruta muy bonita, la cual merece ser valorada. Un abrazo

• Photo of MPuet
    MPuet Apr 27, 2024

una bonita ruta en bici grasis por compartirla saludos

STrilhos Apr 27, 2024

Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

Obrigado MPuet pelo comentário e avaliação. Um abraço

• Photo of Tetititu
    Tetititu Apr 28, 2024

Excelente percurso de bicicleta por Guimarei. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

• Photo of Sara_sm
    Sara_sm Apr 28, 2024

Bonito paseo en bicicleta, gracias por compartir.
    Un saludo

STrilhos Apr 28, 2024

Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um abraço forte

Obrigado Sara pelo comentário e avaliação. Um saludo

• Photo of María Caballer
    María Caballer Apr 29, 2024

Estupenda ruta en BTT, a Água Longa. por caminos muchos de ellos de piedra. Gracias por compartirla. Un abrazo.

STrilhos Apr 29, 2024

Obrigada Maria pelo comentário e avaliação. Um abraço

• Photo of Alfredo Huanes
    Alfredo Huanes Apr 30, 2024

Muy buena ruta para realizar en BTT. Los caminos y paisajes están muy bonitos. Muchos saludos!

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama May 1, 2024

Fantástico recorrido circular en bicicleta disfrutando de hermosos parajes muy bien descritos y fotografiados.
    Felicitaciones compañero y gracias por compartir.

STrilhos May 3, 2024

Obrigado Alfredo pelo comentário e avaliação do trilho. Um abraço

Muito obrigado Californiagymsama pelo comentário e avaliação do trilho e pelas tuas simpáticas palavras. Um abraço companheiro