Guararema - Jacareí

January 20, 2024
January 2024

near Guararema, São Paulo (Brazil)

Escolhemos o Recanto do Américo - Pau D’Alho, Guararema, para iniciar nossa trilha, onde tem um bolsão para carros com estacionamento gratuito. Partimos por um pontilhão de pedestres sobre o Rio Paraíba do Sul, sentido Jacareí. A saída e chegada são na região central de Guararema, mas metade do roteiro é no município de Jacareí. Percurso agradável, com muitas paisagens de vales, fazendas com criações de animais e muitas goiabeiras pelo caminho. Maior parte da rota de terra batida, margeando o rio, sem grandes dificuldades, asfalto somente na saída e chegada em Guararema. Um trecho de trilho de trem, mas é possível seguir pela estrada lateral se não quiser a dificuldade de andar nos trilhos, porém rende uma boa foto. Cortamos por uma trilha de eucalíptos com subidas desafiadoras, na fazenda Santa Laura.
Chegamos pelo pontilhão do trem de Guararema, sobre o Rio Paraíba, um dos cartões postais da cidade e passamos pela estação ferroviária de turismo que, com sorte, vc pode ver de perto a maria fumaça, que faz passeios turísticos na região. Por último, o Parque Nacional Ilha Grande e a charmosa Ilhota Rio Paraíba, com pontilhões para pedestres que dão acesso a ilha, porém é proibido entrar com a bike.
Esse entorno é bem estruturado para turistas com muitos restaurantes e lojas.

Maior parte da rota acontece em Jacareí numa região de muitas fazendas

Nesse momento a adrenalina foi grande porque tinham muitos deles no meio da estrada e nunca sabemos o quanto são domesticáveis... passamos empurrando a bike porque achamos mais prudente para não assustar os animais

Aqui o trilho do trem é interrompido porque passa dentro de um complexo gigantesco da indústria de papel e celulose Suzano

Complexo industrial de papel e celulose Suzano, unidade Jacareí

PictographTrain stop Altitude 1,900 ft

Saindo da indústria da Suzano, subimos uma escadinha lateral na estrada para acessar o trilho do trem. É um trecho pequeno, mas vale a aventura. A estrada lateral também sai no mesmo lugar, o bairro São Silvestre de Jacareí.

PictographTree Altitude 1,936 ft

Acessamos a trilha por dentro da fazenda, mas se continuar pela estrada sai também não sai da rota. Tem subidas mais difíceis, mas o cheiro e o frescor dos eucalíptos valem o desafio

Maravilhoso!

Em período de chuvas uma aventura na lama é inevitável

O melhor da subida é a recompensa da vista

Chegando na Fazenda dos Cobras

PictographReligious site Altitude 1,916 ft

Passagem no meio da fazenda com criação de cavalos e encontramos essa capelinha num lugar bem acolhedor. Pena que estava trancada.

PictographBridge Altitude 1,913 ft

Pontilhão de trem

Pontilhão sobre o Rio Paraíba.

PictographTrain stop Altitude 1,936 ft

Estação Guararema

PictographPark Altitude 1,903 ft

Parque Ilha Grande

É possível acessar a ilha de bike na entrada, mas lá dentro não pode subir os pontilhões com a bike, então não exploramos muito a região