Activity

GR57 Ria de Aveiro (Percurso Azul) 23102021

Download

Trail photos

Photo ofGR57 Ria de Aveiro (Percurso Azul) 23102021 Photo ofGR57 Ria de Aveiro (Percurso Azul) 23102021 Photo ofGR57 Ria de Aveiro (Percurso Azul) 23102021

Author

Trail stats

Distance
83.72 mi
Elevation gain
673 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
673 ft
Max elevation
261 ft
TrailRank 
39
Min elevation
9 ft
Trail type
Loop
Time
8 hours 20 minutes
Coordinates
5528
Uploaded
October 23, 2021
Recorded
October 2021
Share

near São Simão, Aveiro (Portugal)

Viewed 360 times, downloaded 23 times

Trail photos

Photo ofGR57 Ria de Aveiro (Percurso Azul) 23102021 Photo ofGR57 Ria de Aveiro (Percurso Azul) 23102021 Photo ofGR57 Ria de Aveiro (Percurso Azul) 23102021

Itinerary description

1) Início nas bombas da Galp da Torreira, perto da ponte da varela, às 7:31 h. Espectacular o cenário do nascer do sol, “por trás” da ria.
2) Seguimos sempre pela EN 327 até São Jacinto. Percurso completamente plano, no entanto, com algum frio. Chegamos às 8:15 h, perfeitamente a tempo de apanhar o ferry boat das 8:30 horas. Saiu pontualmente até ao forte da barra, onde desembarcamos e seguimos a nossa viagem.
3) Contornamos a capitania do porto de Aveiro e seguimos pelo caminho do praião, em Gafanha da Encarnação, seguindo sempre pela margem da ria de Aveiro.
4) Na Gafanha da Vagueira, subimos na rotunda, com moliceira com a inscrição do nome da terra, Vagueira. Seguimos o retiro da Floresta, pela estrada municipal 593, até Vagos, virando para a Nossa Sra. de Vagos.
5) Seguimos até à vista alegre, junto da margem do rio Boco, passamos a ponte e seguimos para a antiga fábrica da Vista Alegre. Aqui fizemos uma paragem para comer e tirar umas fotos ao complexo, que está extremamente cuidado e bonito.
6) Seguimos viagem para Chousa Velha, que nos levou a passar em Ílhavo e no polo de saúde da Universidade de Aveiro.
7) Seguimos sempre pela ciclovia até à entrada em Aveiro, onde passamos pelas salinas de Aveiro e seguimos pelo canal de São Roque.
8) Saímos de Aveiro, entrando em Esgueira pelos passadiços da ria de Aveiro, novamente junto da margem da ria. Sempre pelos passadiços passamos pela Pedreira e entramos no concelho de Estarreja, mais concretamente Cacia. Apesar de a imagem do rio Vouga cheio de jacintos ser de uma beleza ímpar, é uma pena que não se tomem medida para controlo desta praga que destrói inúmeros habitats aquático privando os peixes e animais que habitam o rio possam usufruir de oxigénio.
9) Passamos a ponte sobre o rio Vouga, junto da Ribeira de Sarrazola. Já em Angeja, podemos usufruir de paisagens maravilhosas de um habitat de seu nome Bocage.
10) Seguimos pelo meio do “Bocage”, zona fantástica para quem gosta de rolar em terra batida com lama. Esta zona fica em Fermelã, no concelho de Estarreja.
11) Seguindo os trilhos, passamos por Canelas e entramos no concelho da Murtosa. No Cais da Cambeia paramos para tirar uma foto no baloiço.
12) Chegados ao Cais de Bateiras Tradicionais, fizemos um ligeiro desvio para procurar um local para almoçar. Encontramos um café Latino Loco, onde parámos. Não havia quase nada, nem pão. Lá nos arranjaram umas sandes de bifana de cebolada e um bolo de bacalhau e dois fininhos. Tomamos café e seguimos novamente viagem.
13) Seguimos pelo trilho a Bio Ria, passando pelo Cais do Bico, pelo Cais da Béstida e seguimos rumo à Ponte da Varela, sempre junto da ria.
14) Aqui dos 5 seguimos apenas 3. Os restantes dois elementos, decidiram não ter condições para continuar e passaram a varela e deram o percurso por terminado.
15) Daqui para a frente seguimos pela ciclovia até Ovar, viramos para o Furadouro e seguimos pela N327 rumo às bombas da Galp, junto da Ponte da Varela.
16) Chegamos finalmente ao fim às 16:10 h.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 3 ft

Bombas da GALP

PictographWaypoint Altitude 1 ft

Cais Ferry Boat São Jacinto

PictographWaypoint Altitude 42 ft

Vista Alegre

PictographWaypoint Altitude 12 ft

Café Latino Loco

Comments

    You can or this trail