GR 30 Rota das Linhas de Torres - Torres Vedras-Alhandra

Photo ofGR 30 Rota das Linhas de Torres - Torres Vedras-Alhandra Photo ofGR 30 Rota das Linhas de Torres - Torres Vedras-Alhandra Photo ofGR 30 Rota das Linhas de Torres - Torres Vedras-Alhandra

1963
May 25, 2014
May 2014

•   5 2 Reviews

near Torres Vedras, Lisboa (Portugal)

Ainda não foi desta, que se conseguiu fazer toda a GR 30, de uma só vez; - O chamado "ONE SHOT":

Apesar de ter feito algum estudo prévio do terreno, tendo chegado à conclusão que pela dificuldade e orgânica do percurso, o local mais lógico para começar é em Torres Vedras, tomando a direcção Sudeste - Já que as maiores subidas são logo nesse sentido; - Serra do Socorro e Alqueidão - Foi um bocado limitado de tempo, que me fiz ao terreno. O facto de o fazer por Torres Vedras, sem carro, condiciona os horários, pelo comboio, num dia, em que já de si estava condicionado por compromissos há muito assumidos.
Foi portanto sem mágoa que depois do primeiro furo e já com a bicicleta pejada de lama e barro, abortei esta tentativa e me fiz de novo ao comboio, desta vez em Alhandra.
Mesmo assim, valeu pela experiência, para futuras tentativas. Não há dúvida que Torres Vedras é um sítio perfeito para começar esta "empreitada", mas terá que ser mais cedo do que as 7,45 h. O ideal serão mesmo as 06,30 h. Só tenho pena, em relação ao dia, já que estava perfeito - De temperatura e nuvens pouco espessas - Mas como nada o é - perfeito - Para contrastar, ainda havia alguma lama no terreno.
Deu para perceber que tal volta - Em condições quase primorosas, demorará cerca de 11 horas de andamento (nunca menos de dez e meia) - já que fiz os primeiros 35% do total do percurso, em cerca de 4 horas e pouco, a uma média de 13,5 km/h.
Será uma jornada muito longa e dura, mas tenho como possível a sua realização. Tem que ser com muita calma e num ritmo constante (mas sem euforias e picardias...), usando um estado físico bastante bom e alguma vontade.

Para já ficamos com mais esta trajecto, que passou por:
Torres Vedras, Serra da Vila, Carvalhal, Turcifal, Cadriceira, Serra do Socorro, Patameira, Pero Negro, Casais das Coitadas, Casal das Figueiras, Louriceira de Baixo, Carvalha - Já fora do trilho da GR 30 - Casalinho, A-Do-Barriga, A-De-Freire e Alhandra.

• Photo of PedroMDSS
    PedroMDSS Sep 3, 2019

Boa tarde.
    O terreno é propício para fazer a trilha sozinho ou é mais seguro fazer acompanhado?
    A ser feito, a partida será da Bobadela.
    Gostaria muito de fazer o percurso das Linhas de Torres.
    Obrigado.

• Photo of nés
    nés Sep 3, 2019

Talvez a dois seja a melhor forma. Não está sozinho, e não há muita gente, o que atrasa sempre a progressão.
    atenção à dureza. evitar o calor
    traçado já antigo, talvez seja prudente procurar um mais actual. Não sei se houve alterações/ melhoramentos.

• Photo of PedroMDSS
    PedroMDSS Sep 3, 2019

Muito obrigado pelas informações.
    E parabéns pelas suas trilhas espectaculares.
    Vou seguir com atenção

• Photo of pedrosanches
    pedrosanches Jun 29, 2020

Olá,
    Fiz o percurso no dia 2020-06-26.
    Maior parte dá para seguir. Tive que fazer dois desvios.

Overall é um percurso fixe, muito sobe e desce e com grandes paisagens.
    A travessia em si era um “sonho” que eu já tinha há 2 anos. Vale a pena visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres para aguçar o apetite. Foi o que fiz há uns 5 anos e o que me deu a curiosidade de percorrer o caminho.

Publiquei na minha conta:

• Photo of nés
    nés Jun 29, 2020

Parabéns pelo feito Pedro. Hoje em dia acho que já não tinha coragem para tal empreitada. Tenho me dedicado mais á estrada. Continuação de boas pedaladas.