Goianésia-Pica-Pau-Natinópolis-Barreiro

Photo ofGoianésia-Pica-Pau-Natinópolis-Barreiro Photo ofGoianésia-Pica-Pau-Natinópolis-Barreiro Photo ofGoianésia-Pica-Pau-Natinópolis-Barreiro

January 21, 2019
January 2019

near Goianésia, Goiás (Brazil)

Partindo de Goianésia, toma-se estrada vicinal que acompanha o vale do córrego Pica-Pau. Quando se deixa a área urbana, inicia-se com uma breve descida até uma plantação de seringueiras, na margem sul da estrada. A partir daí, enfrenta-se uma subida de quase 4 km, que testa a resistência do ciclista.
Ao longo do vale do Pica-Pau, limitado ao norte pelas serras da Corrente e da Gameleira, e, ao sul, pela serra do Pica-Pau, o trajeto é agradável e suave, com belas paisagens, sobretudo ao norte.
Depois de cruzar o córrego Pica-Pau, toma-se uma estrada no sentido NW, praticamente sem movimento de veículos. Após cerca de 3,5 km, atinge-se a GO-230 que liga Cirilândia a Natinópolis. O percurso é suave até Natinópolis, onde se pode lanchar ou comprar algo para beber.
Para seguir ao longo desse trajeto, deve-se sair de Natinópolis retornando pela mesma estrada por cerca de 600 m, tomando-se uma estrada vicinal no sentido leste. Depois de um início suave, começa uma subida constante e desgastante em função do leito de pedras soltas que caracteriza todo o percurso até o ponto mais alto de toda a trilha (978 m altitude). São cerca de 6,5 km de subida, ao longo do vale do córrego das Pedras.
Em seguida, inicia-se longa descida com paisagem deslumbrante proporcionada pelo flanco norte da serra da Corrente e o flanco oeste da serra da Vista Alegre.
O percurso se encerra ao longo da GO 338 (asfaltada), pela qual são percorridos os últimos 11 km até se chegar a Goianésia.