Castro D’Aire a Fraguinha em BTT (GR 60 Grande rota das montanhas mágicas-etapa 5)
near Castro Daire, Viseu (Portugal)
Viewed 37 times, downloaded 3 times
Trail photos
Itinerary description
Em nossa opinião, Juntamente com a etapa seis, são as melhores etapas de todo o percurso Grande rota das montanhas mágicas - GR 60 - 1. Temos a visita a um mosteiro do século XII, passamos no místico monte de São Macário e dos seus santuário de montanha. Percorre longos quilômetros pela cumeada sul da Serra da arada, com paisagens deslumbrantes. Pena, é que este troço pela cumeada seja em grande parte em asfalto.
Esta etapa tem inicio em frente ao Campo de futebol de Castro Daire, onde se situa também o Centro de BTT Montemuro e Paiva
Descemos em direção ao rio Paiva geralmente por estrada asfaltada o calcetada com alguns troços em terra batida.
***************************************************************************************************************
Pelo caminho fomos surpreendidos por um notável monumento românico do século XII, a ERMIDA DO PAIVA.
ERMIDA DO PAIVA É UMA CONSTRUÇÃO NOTÁVEL, TRATANDO-SE DO ÚNICO MOSTEIRO MEDIEVAL DA ORDEM PREMONSTRARENSE EM PORTUGAL.
***************************************************************************************************************
Pouco depois atravessamos o Rio Paiva através da bela ponte do Brasileiro
3 km adiante voltamos a passar junto da margem esquerda do rio Paiva (que marca o ponto mais baixo desta nossa 5ª etapa, com 290 metros de altitude) e pouco depois iniciamos uma longa subida de grande declive, maioritariamente em estrada de terra batida consolidada, com bom piso em terra; só mais adiante apareceram algumas pedras. Entramos novamente em asfalto e a última parte da subida para o monte de São Macário é feito novamente em caminho de terra batida com pedras soltas. Foram 10 Km para vencer quase 900 metros de desnível.
Chegamos ao topo do Monte, envolto num evidente ambiente místico com duas capelas e outras pequenas construções alusivas a lenda de São Macário. Estamos a 1050 m de altitude, local onde existem algumas antenas de telecomunicações.
Seguem-se 10 a 12 quilómetros que serão provavelmente o percurso mais belo de toda a GR. De inicio seguimos por estrados de terra batida dos parques eólicos, seguindo-se alguns troços de asfalto, sempre pela cumeada da parte sul da Serra da Arada que nos oferecem magníficas panorâmicas para sul, vale do rio Vouga, o maciço da Serra do Caramulo e mais ao fundo poderemos mesmo chegar a ver a serra da Estrela. À nossa direita, para norte podemos, observar as imponentes paisagens da Serra da Arada, contemplar as sucessiva colinas, que de outro angulo (vistas de leste) permitem visualizar a famosa garra. Não tivemos muita sorte a contemplar a paisagem pois o tempo estava nublado: Felizmente, já tínhamos passado, noutras alturas, por aquelas paragens.
Adiante, entramos em caminho estreito de montanha irregular com muita pedra solta mas não muito difícil de percorrer que nos irá levar ao centro da bela aldeia da Coelheira.
Pouco depois, estávamos no parque de Campismo, retiro da Fraguinha e que marcava o final deste nossa quinta etapa. O Parque de Campismo possui um restaurante, onde almoçamos, noutras alturas. Desta vez, encontramos o parque de Campismo fechado, pelo que tivemos que nos deslocar (de bicicleta, evidentemente) a Povoa das Leiras para almoçar (já quase na hora do lanche) na famosa roulotte que serve refeições no local.
Passamos a noite no Albergue Lago das Garças situado perto do parque de campismo.
Pontos de Interesse
Vila de Castro d’Aire
Ermida do Paiva (monumento românico construído no século XII, único mosteiro medieval da Ordem Premonstratense em Portugal)
Ponte do Brasileiro sobre o Rio Paiva
Monte de S. Macário
Conjunto de Capelas e outras pequenas construções alusivas a lenda de São Macário
Cumeada da parte sul da Serra da Arada
Parque de Campismo, retiro da Fraguinha
Albergue Lago das Garças
Waypoints
Campo de futebol de Castro Daire
Campo de futebol de Castro Daire Centro de BTT Montemuro e Paiva CASTRO DAIRE Castro Daire tem uma forte ligação à serra do Montemuro, à transumância e à vida rural. Na zona alta da serra, há sítios de interesse geológico, a gastro - nomia é rica e persiste a atividade do artesanato. As aldeias de Campo Benfeito, Mezio, Moura Morta e Picão são lugares ondem convergem estes e outros atrativos. Igualmente notável é o património natural do município, com o Planalto do Balsemão, a Cascata da Pombeira, a Mata do Bugalhão e o rio Paiva como principais atrativos. O percurso acompanha este rio por vários quilómetros após a passagem no Centro Histórico de Castro Daire, percorrendo calça das antigas e atravessando aldeias e bosques. A Ermida do Paiva, no limite sul do concelho, é local de passagem e visita obrigatória.
Ermida do Paiva
Localizada no vale do Paiva, a Ermida do Paiva é um notável monumento românico construído no século XII. Fundada por dois monges franceses, D. Roberto e D. Afonso, a igreja é o que resta do único mosteiro medieval da Ordem Premonstratense em Portugal, sendo ainda observável o que resta das ruínas de um claustro do mosteiro. Esta ermida também é conhecida por "Templo das Siglas" por estar coberta de símbolos esculpidos ao longo das suas paredes, provavelmente marcas de canteiros. São de destacar as numerosas esculturas espalhadas ao longo da igreja, quase de forma anárquica, com representações humanas, carrancas, cordas e outras figuras geométricas de vária ordem, aumentando assim a beleza e o misticismo deste templo. Fonte: https://gr.montanhasmagicas.pt/
Ponte do brasileiro rio Paiva
Ponte do brasileiro Perto da Ermida do Paiva, ergue-se uma ponte com um nome peculiar. Conta a história que um brasileiro, ao voltar da emigração endinheirado, comprou uma propriedade na margem esquerda do rio Paiva. Resolveu então construir uma ponte, visto não haver bons acessos. Como a ponte passou a ser de grande utilidade para a população, o brasileiro resolveu cobrar portagens e, por isso, ainda hoje aqui se erguem os dois pilares que fixavam as cancelas. E assim ficou denominada a Ponte do Brasileiro. Fonte: https://gr.montanhasmagicas.pt/ real_estate/ponte-do-brasileiro/.
Esquerda pelo asfalto
Esquerda pelo asfalto, mas ao fim de 10 ou 30 metros voltamos a entrar em caminho de terra batida
Comments (14)
You can add a comment or review this trail
Buen circuito para disfrutar de la bici y los bonitos parajes, gracias por compartir el trazado.
Un abrazo.
Magnífico e completo percurso linear de Castro D'Aire à Fraguinha em BTT nesta etapa pela grande rota das montanhas mágicas. Excelente descrição e explicação deste belo passeio com algumas fotografias maravilhosas.
Parabéns!!
Preciosa ruta con unas bonitas fotos 👏👏
Espectacular recorregut 👏👏👏👍👍👍
Obrigado MPuet pelo comentário e avaliação
Obrigado Joan i Dolors pelo comentário e avaliação. Esta etapa é das mais bonitas de toda a GR
Obrigado Pepe Pátio pelo comentário e avaliação da Ruta
Obrigado Josep pelo comentário e avaliação
Buen circuito para disfrutar de la bici y los bonitos parajes, gracias por compartir el trazado.
Un abrazo.
Estupendo recorrido ciclista y bonito reportaje fotográfico.
Felicidades amigo.
Bonito y exigente recorrido con fuerte desnivel. Un abrazo
Gracias por compartirla con bellas imágenes del recorrido y detalladas explicaciones. Un abrazo, amigo!
Excelente percurso de bicicleta . Muito boas fotos e explicações. Um grande abraço.
¡Hola, Strilhos! Quiero decirte que la ruta de Castro D’Aire a Fraguinha en BTT es simplemente espectacular. Las fotos que compartiste transmiten la magia de ese paisaje: montañas, valles y esos senderos que parecen sacados de un cuento. Me encantó cómo lograste capturar la esencia del GR 60. Cada rincón invita a explorar y disfrutar de la naturaleza en su máxima expresión. Sin duda, es una experiencia que todos deberían vivir. ¡Bravo por la aventura y por compartirla de manera tan auténtica! ¡Nos vemos en la próxima!