Photo ofRia de Aveiro, Esmoriz, Furadouro, Ovar, Murtosa, Estarreja - Cicloria - GR 58 - etapa 1 e 2 Photo ofRia de Aveiro, Esmoriz, Furadouro, Ovar, Murtosa, Estarreja - Cicloria - GR 58 - etapa 1 e 2 Photo ofRia de Aveiro, Esmoriz, Furadouro, Ovar, Murtosa, Estarreja - Cicloria - GR 58 - etapa 1 e 2

September 24, 2022
September 2022

near Esmoriz, Aveiro (Portugal)

Publicamos um percurso de bicicleta que utiliza na sua grande maioria troços do GR57, GR58 e a cicloria.

Trata-se de um percurso de enorme qualidade paisagística, também de forte cariz humana e cultural, fotográfica e desportiva, pois intercala locais de natureza quase intocável com outros de forte componente humana, onde podemos apreciar o modo de vida das populações, a sua maneira de fazer agricultura e o profundo relacionamento homem/Ria. Contactamos ainda com desportos náuticos à vela, kite-surf e windsurf, desportos aos quais continuo apaixonado.

O percurso é efetuado em ciclovias asfaltadas ou terra batida e tem alguns troços em passadiços, pelo que aconselhamos a utilização de bicicletas BTT. Estradas Nacionais são usadas em duas ocasiões em trajectos de ligação.

O ponto de partida do nosso percurso coincide com o inicio do Gr 58, que é também o inicio dos passadiços de Esmoriz, na Vila de Esmoriz.
Seguimos em direção sul pela ciclovia em pista asfaltada exclusiva para peões e bicicletas que acompanha a estrada que se dirige ao Furadouro.
Passamos perto da praia de Cortegaça e da Maceda por estrada florestal (Avenida da Nato) e pouco depois chegamos à praia do Furadouro. Daqui continuamos em ciclovia em direção a Ovar.
Na rotunda que cruza com a EN 327 encontramos o Cais do Carregal o ponto mais a norte da Ria de Aveiro que coincide com o fim da primeira etapa do GR 58. A partir daqui e para além dos GR 58 o percurso é também coincidente com o GR 57 até Estarreja.
Antes de entrar no centro de Ovar viramos a direita pela Av. D. Maria II e pouco depois viramos novamente à direita em direção a Pardilhó. Pouco depois entramos em caminhos agrícolas que contornam o sapal da ria Aveiro. Durante quase 12 Km progredimos na berma da ria, junto a braços fluviais ou encostados ao sapal.
Por volta do Km 33, ao passar pela Ribeira do Mancão, viramos para o interior em direção à Murtosa. 3 Km depois estávamos no Parque da Saldida, naquela vila da Murtosa, que coincide com o final da 2ª etapa do GR58. Continuamos o nosso percurso pelo GR até Estarreja, local de paragem para almoçar.
Voltamos para trás, pela mesma estrada (EN109-5) até Veirós. Aqui, desviamos à esquerda, voltamos a entrar em estradas secundárias em direção ao cais de Estarreja. Aí mantivemos sempre na margem da Ria em direção oeste passando por vários cais dos quais distingo o Cais do bico por ser o maior de todos. A progressão tornou-se mais penosa devido a forte no nortada que se fazia sentir.
Continuamos pela margem da Ria, depois, pela margem esquerda da Ribeira de Pardelhas
Passamos pelo clube nortada, clube de Desportos a vela e podemos apreciar a velocidade que estes engenhos se deslocavam na água devido ao forte vento; progredimos para norte passando por vários cais, atravessamos a ponte da Murtosa e continuamos para Norte em direção ao Furadouro pela N 327.
Do Furadouro a Esmoriz progredimos pela mesma ciclovia de ida.
A ideia seria efetuar os passadiços de esmoriz no regresso, mas n\ão o fizemos por 2 razões:
1 - Estávamos cansados de lutar contra o vento
2 - Já conhecíamos os passadiços

Espero que disfrutes deste magnífico percurso