ESMA - Fitares - Mira-Sintra - ESMA

Photo ofESMA - Fitares - Mira-Sintra - ESMA Photo ofESMA - Fitares - Mira-Sintra - ESMA Photo ofESMA - Fitares - Mira-Sintra - ESMA

48 minutes
March 23, 2023
March 2023

near Mira-Sintra, Lisboa (Portugal)

Reconhecimento em bicicleta de um percurso pedestre, partindo da escola Matias Aires, no portão N, seguir para W, Caminho do Penedo, Moinhos da Barroca, escola António Sérgio (seguir para N na ciclovia), Quinta dos Loios (aqueduto, tanque, cruzeiro, levada...), Parque Urbano de Fitares (magnifico troço da Ribeira das Jardas, levadas, ruinas de azenhas), estação de Meleças/MS, porção do aqueduto das águas livres em Mira Sintra, Moinho do Casal da Pedra e novamente escola Matias Aires.
Um percurso agradável e fácil de cerca de 8 Km onde apenas a última subida (para o moinho) aparenta alguma dificuldade.

ESMA junto ao portão N - seguir no caminho de terra para W

No Caminho do Penedo, ao passar em frente aos primeiros prédios de Mira Sintra. Não virar para o carreiro, continuar no caminho principal da mata.

Passagem frente à Quinta das Roseiras. A partir daqui o caminho desce e um pouco à frente começa a estrada alcatroada. Seguir junto à berma ou pelo passeio (a pé). De bicicleta, controlar a velocidade e manter-se à direita - a descida é acentuada e as curvas apertadas; podem aparecer automóveis de surpresa.

Passamos por dois moinhos ("da Barroca"), agora transformados em habitações.

Um moinho à direita e outro à esquerda.

No final da descida, junto aos primeiros prédios, virar à direita para passar sobre a linha - a pé, ou, continuar para a rotunda e passar no túnel sob a linha - de bicicleta.

Seguir para norte para a ciclovia.

passagem em frente à escola António Sérgio.

Seguindo na ciclovia, vamos passar numa pequena ponte sobre a Ribeira das Jardas e entrar na Quinta dos Lóios, para N, paralelamente à ribeira.

PictographRuins Altitude 481 ft

Muro encimado por um canal de água para o "tanque dos frades" (aqueduto).

Casario da Quita dos Lóios ("casa do Bispo D. Domingos Jardo")

Tanque dos Frades e Cruzeiro.

Saída da Qinta dos Loios, passagem sob o viaduto da linha de Sintra para entrar no Parque Urbano de Fitares.

PictographPark Altitude 498 ft

Início do Parque Urbano de Fitares, a S.

Levada junto a ruina de uma azenha - ribeira das Jardas.

PictographBridge Altitude 520 ft

"Ponte" de lajes de pedra sobre o canal de alimentação da azenha.

Lajes de pedra para "passagem a vau" da ribeira.

PictographBridge Altitude 545 ft

Ponte e piscina de Fitares (Complexo desportivo municipal de Fitares).

PictographTunnel Altitude 552 ft

Após passar a saída W da estação de Meleças, continuar para N, passar a ponte metálica e seguir para NE para entrar num pequeno túnel sob a estação, por onde passa um pequeno ribeiro, afluente da Ribeira das Jardas. Cuidado que a passagem não foi preparada para a travessia regular de pessoas.

À saída do túnel, seguir no carreiro para a ponte, atravessá-la e virar para a direita seguindo pelo passeio por trás do edifício da estação até ao final do parque de estacionamento.

Depois do parque da estação, atravessámos para Mira Sintra pelo caminho pedonal e pelo túnel por baixo do acesso da A16, escadaria e chegámos ao estacionamento sobranceiro ao polidesportivo. Seguir para S, pelo passeio da Av. 25 de Abril, eventualmente pelo meio do parque de M.S., até à R. António Aleixo.

PictographMonument Altitude 640 ft

Subindo a R. António Aleixo, fizemos um pequeno desvio para ir apreciar um pequeno troço do Aqueduto das águas Livres que aproveita a água de nascentes da Serra da Carregueira.

Aqueduto

PictographMonument Altitude 650 ft

Quase a chegar à escola, e após a malfadada subida, o icónico Moinho do Casal da Pedra.