Ecovia Linha do Corgo (Chaves - Peso da Régua)

Photo ofEcovia Linha do Corgo (Chaves - Peso da Régua) Photo ofEcovia Linha do Corgo (Chaves - Peso da Régua) Photo ofEcovia Linha do Corgo (Chaves - Peso da Régua)

12068
April 25, 2022
April 2022

near Chaves, Vila Real (Portugal)

1) Saída oficial às 9:31 h. Decidimos encurtar o percurso e em vez de seguirmos a linha do corgo, fomos pela N2 até Pedras Salgadas. O Percurso tem uma pendente mais acentuada, mas são menos cerca de 5 km.
2) Ao km 22, o pneu da bicicleta eléctrica começou a vazar. Troquei a câmara de ar, enchemos o pneu e seguimos viagem.
3) Nas Pedras Salgadas seguimos pelo trilho da linha do Corgo, que de resto, é paralelo à N2. Seguimos sempre até Vila Pouca de Aguiar, sem necessidade de sair do trilho. O troço acaba no Complexo Desportivo de Vila Pouca de Aguiar. Aí tivemos de ir pelo centro da cidade e apanhar mais à frente, cerca de 3 km. Mais uma vez as indicações são nenhumas e sinalização inexistente.
4) Seguimos de Vila Pouca de Aguiar para Vila Real, por trilhos de terra batida, com rectas enormes, mas planas. Apesar do vento, o grau de dificuldade era fácil.
5) Até Vila Real o percurso é bastante fácil, praticamente sempre a descer. Em Vila Real, passamos pela cidade Universitária, sempre em ecopista asfaltada. Em Vila Real, paramos para almoçar, na Padaria Serrana.
6) De Vila Real até 6 km antes da régua, o percurso é terrível, embora sempre descendente, parece gravilha, mas com pedras maiores. É não só extremamente desgastante como doloroso.
7) A 6 km, subimos nas vinha para a Quinta de Avidagos e seguimos até ao Peso da Régua pela estrada N313.