Activity

Ecopista Linha do Vouga (Sernada do Vouga-Viseu)112022

Download

Trail photos

Photo ofEcopista Linha do Vouga (Sernada do Vouga-Viseu)112022 Photo ofEcopista Linha do Vouga (Sernada do Vouga-Viseu)112022 Photo ofEcopista Linha do Vouga (Sernada do Vouga-Viseu)112022

Author

Trail stats

Distance
100.89 mi
Elevation gain
6,903 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
6,903 ft
Max elevation
1,827 ft
TrailRank 
35
Min elevation
71 ft
Trail type
Loop
Time
10 hours 7 minutes
Coordinates
20610
Uploaded
November 1, 2022
Recorded
November 2022
Share

near Jafafe de Cima, Aveiro (Portugal)

Viewed 365 times, downloaded 22 times

Trail photos

Photo ofEcopista Linha do Vouga (Sernada do Vouga-Viseu)112022 Photo ofEcopista Linha do Vouga (Sernada do Vouga-Viseu)112022 Photo ofEcopista Linha do Vouga (Sernada do Vouga-Viseu)112022

Itinerary description

Esta Ecopista segue o traçado do antigo Ramal de Viseu (ex-Linha do Vale do Vouga) com os únicos troços em funcionamento inseridos nos concelhos de Viseu e de Sever do Vouga. Neste, tem o seu início próximo da foz do Rio Mau, ao km 66,450 e termina em Fontelas, ao km 76,902, numa extensão de 10,452 km.

Este percurso atravessa cinco túneis e uma ponte centenária inserida na Ecopista, a Ponte do Poço de Santiago, ponte monumental que é um símbolo de identidade de toda a região e ex-líbris do município de Sever do Vouga. Considerada uma das mais altas pontes em alvenaria de pedra de Portugal, atinge 28,5 metros de altura e é composta por onze arcos de volta perfeita que suportam um tabuleiro com 165 metros. Com um vão de 55 metros, o arco maior alcança toda a largura do leito do rio.

Ao passar por esta ponte, abre-se diante de nós um espetáculo deslumbrante, embora a sua altura possa fazer tremer os mais suscetíveis a vertigens. Atreva-se!

O Vale do Rio Vouga, com as suas paisagens espetaculares, marca esta Ecopista que se desenvolve entre zonas florestais e agrícolas muito caracterizadas pelos laranjais.

Junto à antiga Estação de Paradela, local muito bem conservado, ergue-se a Fábrica de Massas do Vouga, ostentando ainda um estilo da revolução industrial.

Aproveitamos o dia 1 de Novembro e fizemos a Ecopista completa, ida e volta. Não é a melhor altura para o fazer porque para fazer a totalidade (ida e volta) são sempre necessárias pelo menos 7 horas. Nesta altura do ano os dias são curtos, nós chegamos já bastante tarde e a sinalização não tem refletores o que se torna extremamente perigoso.

É um percurso exigente dada o seu comprimento, tecnicamente não tem dificuldade e o
percurso é praticamente todo feita em piso de alcatrão cimento ou terra batida.

Em Castro Daire, é necessário estar atento, porque deixa de haver sinalização e não é fácil retornar a linha do Vouga, outro senão, em Viseu, o percurso está cheio de cortes, sendo de muito difícil orientação, ou seja, pouco depois da estação da Bodiosa até Viseu.

Comments

    You can or this trail