Activity

De Pisões ao Larouco - Montalegre, em BTT

Download

Trail photos

Photo ofDe Pisões ao Larouco - Montalegre, em BTT Photo ofDe Pisões ao Larouco - Montalegre, em BTT Photo ofDe Pisões ao Larouco - Montalegre, em BTT

Author

Trail stats

Distance
45.32 mi
Elevation gain
4,823 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
4,823 ft
Max elevation
5,021 ft
TrailRank 
43
Min elevation
5,021 ft
Trail type
Loop
Coordinates
4934
Uploaded
May 29, 2015
Recorded
May 2015
Be the first to clap
Share

near Friães, Vila Real (Portugal)

Viewed 4009 times, downloaded 38 times

Trail photos

Photo ofDe Pisões ao Larouco - Montalegre, em BTT Photo ofDe Pisões ao Larouco - Montalegre, em BTT Photo ofDe Pisões ao Larouco - Montalegre, em BTT

Itinerary description

Parte deste percurso (Pisões - Vilarinho de Negrões - Aldeia Nova do Barroso) foi efetuado anteriormente. Podem encontrar a descrição, fotos e mais informações sobre Barragem e Albufeira aqui.
Com inicio no local impar que é Pisões devido à nostalgia e boa conservação dos seus antigos edifícios, logo se chega à imponente Barragem do Alto Rabagão ou Pisões.
Desta vez a albufeira encontra-se alguns metros abaixo da sua cota máxima e como tal podemos ver mais algumas ilhas a emergir da água.
Depois de percorrer os quase dois km de barragem segui pela margem esquerda da albufeira.
Volto a referir que (opiniões à parte), estes são os kms mais agradáveis que já percorri em bicicleta. A paisagem quase sempre com a albufeira em pano de fundo é espetacular. A passagem por Vilarinho de Negrões projetada numa península pouco maior que a própria aldeia é inigualável e os campos verdejantes a perder de vista na parte a montante completam o magnifico quadro que esta região nos proporciona, e tudo isto com a Serra do Larouco sempre à espreita bem lá ao fundo.
Depois segui para a aldeia Nova do Barroso e a partir daqui começam as subidas passando pelas aldeias de Laje Gorda, Codeçoso, Meixedo e Padornelos.
Logo de seguida chega-se ao sopé da imponente Serra do Larouco e o seu pico a 1527m, sendo a 3ª mais alta de Portugal continental a seguir à Estrela e Gerês.
A subida começa suave mas logo começa a mostrar a sua dureza, afinal são 6km com declive médio de 6,5%, não é uma brutalidade mas não é pêra doce.
Lá em cima ficamos deslumbrados com a cores que revestem as suas encostas e as paisagens magnificas a perder de vista com destaque para a Vila de Montalegre e a albufeira do Alto Rabagão.
Consegue-se também visualizar seguramente o Pico da Nevosa a cerca de 28km mas não é fácil identifica-lo, assim como os maciços a norte de Pitões.
A descida é muito rápida e a atenção sempre constante na travagem. Depois segui na direção de Montalegre.
Esta vila sede de concelho é muito bonita, com boas infraestruturas (pelo menos aparentemente), tudo muito bem cuidado sendo o seu magnifico castelo o principal cartão-de-visita.
Podemos também visitar o Ecomuseu do Barroso.
A parte final da viagem é efetuada pela M509-1 e depois pela Nacional 103 seguindo a alguma distância pela margem direita da albufeira.
Este percurso pode também ser realizado de automóvel com exceção de um pequeno desvio por caminho rural que fiz a Padornelos, e é excelente para conhecer alguns principais pontos daquela região.

Ver mais no link em baixo

View more external

Comments

    You can or this trail