da Barrosinha ao Pego do Altar

44 minutes
July 7, 2019
January 2010

near Barrosinha, Setúbal (Portugal)

Percurso ao longo dos canais de rega entre a Herdade da Barrosinha e a Barragem do Pego do Altar

O percurso é linear e o regresso pode ser feito pelo mesmo caminho ou em alternativa por asfalto. Ao longo do canal o desnível é sempre praticamente inexistente, apenas havendo uma subida dura no final para chegar ao nível do paredão da barragem.

Antes de chegar a Santa Catarina, o percurso passa junto a uma curiosa torre medieval. Foi recuperada nos anos 60 e fazia parte de um complexo sistema defensivo ao longo do Vale do Sado. Toda a região teve forte ocupação árabe e romana, com várias vilas romanas nas proximidades, incluindo a que deu origem à actual aldeia de Santa Catarina.

O caminho ao longo do canal por vezes desaparece entre a erva alta, mas é sempre relativamente fácil continuar a pedalar. É necessário ter sempre algum cuidado extra pela proximidade do trilho ao canal. Uma queda para o canal, esteja cheio ou vazio, pode ter sempre consequências complicadas.

Fiz este percurso em bicicleta, mas é também bastante interessante para fazer a pé.

Existem restaurantes no início e fim do percurso. O da barragem não conheço, mas a Taberna da Barrosinha é uma excelente opção para terminar o passeio.