Circular da Barragem do Alto Rabagão

Photo ofCircular da Barragem do Alto Rabagão Photo ofCircular da Barragem do Alto Rabagão Photo ofCircular da Barragem do Alto Rabagão

February 6, 2022
February 2022

near Viade de Baixo, Vila Real (Portugal)

"A barragem do Alto Rabagão também conhecida por Barragem dos Pisões está localizada no município de Montalegre distrito de Vila Real e é alimentada pelo rio Rabagão, foi concluída em 1964, tem uma altura de 94 m e um comprimento de coroamento de 1.897 metros, tem uma capacidade de descarga máxima de 500 m³/s.
Estendida por uma área superior a 2.000 hectares, com capacidade de 569 hm³ e com um volume morto (não utilizável) de 10,77 hm³, a barragem, é atração para pescadores e para amantes da natureza. Um colosso de betão, projetado em 1958, que não deixa ninguém indiferente. Com efeito, falamos do primeiro investimento do género dotado com equipamento de bombagem (grupos ternários, turbina-alternador-bomba), destinado a elevar, para a sua albufeira, água da albufeira de Venda Nova, localizada imediatamente a jusante e que já estava em funcionamento desde 1951. Localizada na bacia hidrográfica do rio Cávado, é uma das oito barragens que constituem o sistema hidroelétrico Cávado-Rabagão-Homem. Este sistema é constituído pelas seguintes barragens: Alto Rabagão, Alto Cávado, Paradela, Venda Nova, Salamonde, Caniçada, Vilarinho das Furnas e Penide – situadas nos rios Cávado, Rabagão e Homem. As albufeiras que alimentam as centrais do sistema têm uma capacidade de armazenamento total de 1.121 hm3, dos quais 65% correspondem à albufeira dos Pisões. Tem 94 metros de altura. Apresenta um comprimento de cerca de 10 km e uma largura que varia entre os 2 e os 4 km."
Texto Wikipédia
Foi uma volta espetacular de BTT, que deu para fazer tudo o que estava combinado. Visitamos a barragem de Pisões, subimos ao pico Cornos das Alturas, uma autêntica parede🤗😉, passamos no colado do Tecto do Mundo, visitamos todos os pontos de interesse da margem sul, incluindo a aldeia de Vilarinho de Negrões, linda esta aldeia. Passamos por Negrões, Morgade, Aldeia nova do Barroso, Penedones e Parafita, isto já na parte norte do percurso.
Foram 48,2 Km de distância real e +823m de acumulado.
Um obrigado ao pessoal que foi e acreditou, foi durinho mas valeu a pena!😉😂😅