Circular da Barragem da Venda Nova (BTT) (2 em 1) de Manhã.

Photo ofCircular da Barragem da Venda Nova (BTT) (2 em 1) de Manhã. Photo ofCircular da Barragem da Venda Nova (BTT) (2 em 1) de Manhã. Photo ofCircular da Barragem da Venda Nova (BTT) (2 em 1) de Manhã.

April 15, 2022
April 2022

near Covelo do Gerez, Vila Real (Portugal)

De uma forma imprevista, porque já tinha decidido ir sozinho, quando a caminho do refúgio dos Mountain Riders aonde ia pernoitar, recebo uma chamada de um amigo, a perguntar o que ia fazer no dia seguinte😂. Depois de dois dedos de conversa acertamos o que íamos fazer, e assim foi. Acabamos por dormir os dois no refúgio do Mountain Riders, aonde jantamos. O 1º trajecto, o da barragem de Venda Nova era para a parte da manhã, e como achamos que a distância era curta resolvemos fazer 2 em 1 e combinamos depois de acabarmos a circular da Venda Nova, fazermos logo a seguir a circular do Encoro de Salas em Espanha, e assim foi..., há dias assim na montanha. 😂😉
Iniciamos o trajecto ás 9:00am na estrada EM-308-4 por cima de Covelo do Gerês no parque de estacionamento de um antigo bar abandonado, limítrofe da freguesia do Ferral, e pouco tempo depois estávamos na parede da barragem. Depois de a atravessar, aproveitamos todos os itinerários que fomos encontrando que nos levassem á albufeira da barragem, pois era o lado aonde íamos andar mais próximo dela, e alguns escondem zonas lindíssimas. Depois de atravessarmos a ponte que assinala o início da albufeira, apanhamos uma subida de acerca de 3 km em que tivemos de serrar os dentes🤣🦾, para a fazer. A partir daqui o calor fez a sua aparição😶‍🌫️🤗. No lado da montanha o percurso é um sobe e desce constante com algumas variações bem fortes e longas, mas que no ritmo próprio se faz bem.
33,8 Km de distância real e 635 metros de acumulado.